Paulo de Martino Januzzi - secretário Ministério do Desenvolvimento Foto sdv.midis.gob.pe

Paulo de Martino Januzzi é secretário da pasta desde 2011 (Foto: sdv.midis.gob.pe)

Desenvolvimento social inclusivo no Brasil: resultados e desafios para avaliação de programas é o tema do seminário que acontecerá no próximo dia 10, na Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A palestra será ministrada pelo professor e atual secretário de Avaliação e Gestão de Informação (Sagi) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Paulo de Martino Jannuzzi.

O evento – organizado pelo coordenador do Programa de Pós-graduação em Economia, Ricardo da Silva Freguglia, e pelo professor do Departamento de Estatística, Marcel de Toledo Vieira -, está marcado para as 16h. na sala 3.  Apesar de ter como foco os estudantes da área, é aberto para toda a comunidade acadêmica.

Vieira ressalta que a palestra é muito oportuna, justamente pela atual conjuntura econômica e política. “Nosso convidado fará uma análise sobre a implementação dos programas sociais como Bolsa Família, que são tão debatidos. Toda a avaliação é baseada em indicadores numéricos, estatísticos e econométricos. O que se pretende discutir é se há ou não impactos econômicos na implementação de tais programas.”

O palestrante

Além de ser secretário da pasta desde 2011, Jannuzzi é professor do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), do IBGE, e professor colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). É formado em Matemática Aplicada e Computacional pela Unicamp; possui mestrado em Administração Pública pela Eaesp/FGV  e doutorado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas. Atua no campo interdisciplinar entre Demografia e Políticas Públicas, lecionando disciplinas, desenvolvendo projetos, orientando alunos e publicando trabalhos em Estatísticas Públicas, Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais.

Outras informações: (32) 2102-3543 (Programa de Pós-graduação em Economia-UFJF )