fsfs

Ensino nesta área contempla ensino de libras como primeira língua e ensino de português como segunda (Foto: Géssica Leine)

A UFJF sedia, nesse sábado, 7, a 1ª Conferência da Zona da Mata pela Educação Bilíngue para Surdos. O evento, que conta com debates e reflexões sobre o cenário do ensino, problemas e abordagens nesta área, acontece das 8h às 18h, no Auditório de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. As inscrições estão abertas para estudantes e público em geral.

A primeira palestra “A defesa de educação bilíngue para os surdos com movimento bilíngue de Minas Gerais” será ministrada pelo professor José Nunes Coelho, responsável pelo início da luta dos surdos em Minas Gerais por uma educação bilíngue.

A professora Rosani Garcia, vice-coordenadora do curso Letras Libras da UFJF, e que coordena o evento junto a Associação de Surdos de Juiz de Fora (ASJF), explica que uma educação bilíngue para surdos contempla, entre outras coisas, o ensino de libras como primeira língua e o ensino de português como segunda. Nesse sentido, ela atenta que esse primeiro encontro “é importante para a comunidade surda mostrar para a sociedade que a educação inclusiva não se adequa aos surdos e, assim, a sociedade poderá ampliar seu conhecimento e começar a compreender a importância da educação bilíngue para surdos”.

Segundo Rosani, o encontro propõe construir coletivamente um documento com itens pertinentes a este campo. Os itens devem ser encaminhados às secretarias Municipal e Estadual de Educação, com o objetivo de contribuir para melhorias na educação dos surdos. De acordo com a professora, uma formação linguística e cultural de qualidade para a comunidade surda se daria nas associações, através de esclarecimentos dos direitos dos surdos, e nas escolas, através do contato com professores surdos, intérpretes e outros alunos surdos.

A programação completa e a chamada para pessoas surdas podem ser encontrados através do link.

As inscrições podem ser feitas pelo email asjf_asjf@hotmail.com ou na hora e local do evento.

Outras informações pelo email: libras.letras@ufjf.edu.br.