Jeferson Viana vê na indicação de seu ex-auno, Giovani Gávio, o reconhecimento da formação no esporte (Foto: Twin Alvarenga)

Jeferson Vianna vê na indicação de seu ex-auno, Giovane Gávio, o reconhecimento da formação no esporte (Foto: Twin Alvarenga)

A chama olímpica chegou ao Brasil nesta terça-feira, 3, e Juiz de Fora já entrou na contagem regressiva para receber o símbolo. No próximo dia 15, o revezamento passa pela cidade e o professor da UFJF, Jeferson Vianna, está entre os escolhidos para carregar a tocha. Junto com o servidor Gedair Reis, eles serão as mãos da Universidade neste dia histórico.

Graduado na UFJF e atuando há mais de 24 anos como professor da instituição, na Faculdade de Educação Física e Desportos, Jeferson teve uma indicação de peso para estar entre os selecionados para esse momento. Ele foi escolhido por Giovane Gávio, bicampeão olímpico, consagrado mundialmente no voleibol e o segundo a carregar a Tocha Olímpica Rio 2016.

A ligação com Giovane começou cedo. Antes mesmo do atleta  iniciar no vôlei, ele lutou Judô, dos 9 aos 13 anos, chegando a faixa laranja e disputando campeonatos estaduais. Jeferson foi seu treinador e reconhecido por Giovane como peça essencial na sua formação esportiva.

“Serão os 200 metros mais felizes da minha vida! Desde novo sempre assisti aos jogos. Sempre me emociono. E participar desse revezamento, que tem um simbolismo maravilhoso de igualdade e democracia, coroa do melhor modo possível esse trabalho de anos” Jeferson Vianna.

A expectativa para a participação no evento começou em setembro, com a indicação, e foi confirmada no mês passado com a lista oficial. “Depois de ser notificado por e-mail, recebi um telefonema do próprio Giovane no final do ano. Foi uma felicidade muito grande ver esse reconhecimento, que mostra como o trabalho que é feito na base, nas crianças, tem efeito enorme em suas vidas. Esporte é isso, ferramenta de transformação social e formação de indivíduos”, afirma o professor.

O revezamento da tocha em Juiz de Fora terá um percurso de aproximadamente 12 quilômetros, iniciando no Parque da Lajinha, na Zona Sul da cidade, até a região central, com a cerimônia de encerramento no Terreirão do Samba.

Comitê Olímpico Brasileiro

Além de atuar como professor, Jeferson foi convidado pelo Comitê Olímpico Brasileiro para colaborar com a preparação dos treinadores brasileiros, visando não só os Jogos Olímpicos, mas uma evolução e planejamento de médio e longo prazo. Há três anos ele integra a Associação Brasileira de Treinadores, órgão do Comitê que realiza cursos de capacitação para que os técnicos possam trabalhar de maneiras mais eficazes e conseguirem os melhores resultados dos atletas. Dentre os participantes estão os treinadores olímpicos de Atletismo, Ciclismo, Ginástica Artística, Natação, Judo, Taekwondo e Lutas Associadas (Greco-Romana e Livre).