O anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora será palco do 1º Seminário Psicologia Social, Territórios e Subjetividades: articulando saberes e práticas.  O evento acontece neste sábado, 7, a partir das 8h, com organização do Núcleo de Psicologia da UFJF, com apoio da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso).

Voltado para estudantes e profissionais da área, o seminário pretende, entre outras pautas, abordar a inserção da psicologia em debates sobre a garantia dos direitos humanos e a inclusão dos indivíduos nas questões sociais, tendo os territórios e suas disputas como o ponto central das conversas.

O seminário fará homenagem póstuma ao psicólogo social Marcus Vinícius de Oliveira Silva, conhecido como Marcus Matraga, assassinado em fevereiro deste ano. “Matraga foi um importante militante na luta antimanicomial e dos direitos humanos. Faremos uma memória a sua atuação como psicólogo social e militante e sua importância para a construção da psicologia no Brasil e na América Latina”, ressalta Conrado Pável, um dos organizadores do evento.

A homenagem ocorrerá na Roda de Conversa “Tecendo Resistência e fortalecendo práticas: territórios em movimento”, que terá a participação de representantes de movimentos sociais da região. “Serão discutidos diversos temas como racismo, juventude e periferia, questão habitacional e luta por moradia. Nesse momento, discutiremos mais abertamente o que alguns movimentos sociais têm a dizer, a partir de suas práticas, sobre o tema do território e como podemos articular essas provocações para o desenvolvimento de uma psicologia social mais crítica”, destaca Pável.

Além da Roda de Conversa, a programação traz mesas redondas sobre a influência do território na formação do sujeito e sobre os desafios da criação de políticas públicas e sociais, além de apresentação cultural do grupo Ingoma, que aborda a musicalidade do congado e a tradição do tambor mineiro.

As inscrições antecipadas, que se encerram nesta quinta, 5, ainda podem ser feitas por meio de formulário eletrônicoA inscrição também pode ser feito no local do evento. Os valores variam entre R$10 e R$30.

Confira a programação.