Com o objetivo de compartilhar processos de ensino e aprendizado utilizados por professores nas áreas de ciências e matemática, será realizado nesta sexta-feira e sábado, dias 6 e 7, o 1º Encontro de Práticas em Ciência e Matemática nos anos iniciais (Cimai). O evento, voltado para professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental e estudantes de Pedagogia, será realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O encontro visa a troca de experiências e conhecimentos por meio de oficinas e rodas de conversa, nas quais os participantes inscritos apresentarão trabalhos relatando experiências vivenciadas em salas de aula de anos iniciais do ensino fundamental.

Para o professor e organizador do evento Reginaldo Carneiro, entre os destaques estão as participações, na abertura, da professora da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar),  Carmem Passos, e do docente da Faculdade de Educação da UFJF, Paulo Menezes. Carneiro ressalta, ainda, as rodas de conversa, como um modelo diferenciado de apresentação de temas.

“A ideia do evento surgiu através de um projeto de pesquisa e extensão junto a professores de anos iniciais que vinha dando muito sucesso” destaca Carneiro. Segundo ele, toda a programação e horários foram pensados para possibilitar que professores de ensino básico,  estudantes de graduação e pós-graduação pudessem participar. “Estimamos que 70% dos inscritos sejam professores de ensino básico, muitos de cidades do entorno, que terão, assim, a oportunidade de ter acesso a pesquisas que geralmente não têm.”

Os interessados que não realizaram inscrições podem fazer no momento do evento, no valor de R$ 20, devendo escolher uma oficina e uma roda de conversa por dia.

Confira a programação completa das Oficinas  e das Rodas de Conversa

Outras informações:  Cimai ou encontrocimai@gmail.com