sfsfs

Atividades reúnem dia de campo e programação cmo sete palestras e outras atividades (Géssica Leine)

Com a missão de divulgar informações estratégicas para desenvolvimento florestal e preservação do Meio Ambiente, acontece nesta sexta-feira e no sábado, dias 6 e 7, em Juiz de Fora, o 4º Fórum Ambiental e Florestal. O evento, que tem o apoio da UFJF, reúne executivos e especialistas de referência internacional para debaterem sobre as práticas e as mais recentes tendências de tecnologias e de modelos de gestão sustentável utilizadas em todo o mundo. O Fórum acontece nas dependências da Fazenda Penalva e é destinado a toda a comunidade. As inscrições já estão abertas e estudantes têm 50% de desconto.

A diretora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora do Núcleo Interdisicplinar de Meio Ambiente, na área de extensão, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio), Maria Fernandes Lemos, ministra a palestra “Adaptação de Cidades para a Mudança Climática”. A programação prevê ainda outras palestras e atividades, entre as quais o lançamento da primeira publicação reunindo assuntos abordados em edições anteriores.

As atividades serão divididas em “Dia de Campo: Florestas Renováveis”, na sexta-feira, 6, e no Fórum Ambiental e Florestal, sábado, 7. O Dia de Campo acontece na Fazenda Penalva, das 13h às 17h, com palestra sobre manejo florestal e atividade de campo sobre técnicas de mediação e cubagem de madeira.

Já o Fórum será na Faculdade Viana Júnior, e terá sete palestras, das 8h às 17h, sobre variados temas, como produção de madeira de serraria de floresta renovável, logística reversa (o que acontece com o produto após o uso); SOS Mata Atlântica (conservação e restauração da Mata); adaptação da cidade para mudanças climáticas; e economia de baixo carbono.

Segundo Leonardo de Oliveira Resende, um dos organizadores do evento, a proposta é incentivar o desenvolvimento sustentável através de negócios de menor impacto ambiental, pela conservação de reservas, água ou outros recursos. Ele diz que o objetivo do Fórum é dar sequência a este trabalho, “funcionar como catalizador para iniciativas deste tipo e ser referência para projetos de natureza profissional ou da vida pessoal”.

A Fazenda Penalva fica na BR-267, no Km 140, no Bairro Valadares, a 45 minutos do centro de Juiz de Fora.

As inscrições podem ser feitas através do link.

Outras informações

Site do Evento