fsfsfs

Objetivo é promover um debate aberto sobre temas relevantes e atuais em discussão no país (Foto: Géssica Leine)

“Quando o Estado de Exceção bate à porta: a cultura punitiva do Judiciário”. Este é o tema da VII Semana de Direitos Sociais, que será aberta nesta terça-feira, 3, às 19h, no Anfiteatro de Estudos Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Organizado e promovido pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Popular Gabriel Pimenta (Najup), o evento, que se estende até quinta-feira, 5, será um debate aberto, com a finalidade de abordar temas relevantes para movimentos sociais e demais grupos organizados em torno da luta pela transformação social e emancipação humana.

O evento é voltado para estudantes e profissionais do Direito e tem como principais temas de diálogo a presunção de inocência; a cultura punitiva do Judiciário e a lei antiterrorismo; e as lutas democráticas e emancipatórias. O debate contará com a presença das professoras da UFJF Joana Machado e Fernanda Vieira e com convidados de outras universidades.

De acordo com a professora Joana Machado, o evento trata de temas recorrentes e permite trazer a discussão para a comunidade. “Os professores vinham resistindo discutir política, por ser um tema que necessita de mais tecnicidade, mas a partir da iniciativa estudantil e do compromisso do Najup, vai ser possível trazer o assunto para discussão, nesse momento oportuno da política atual no Brasil”.

Os inscritos na VII Semana poderão ainda participar de minicursos sobre cárcere, raça e gênero e sobre a seletividade do Direito Penal.

Os interessados devem se inscrever aqui.

Outras informações: najupgp@gmail.com