Jacques Derrida Foto murilocorrea.blogspot.com.br

Jacques Derrida é um dos filósofos mais traduzidos no mundo (Foto: murilocorrea.blogspot.com.br)

Inaugurando um ciclo de encontros para discutir a linguagem na atualidade, será ministrada,  na próxima quarta-feira, dia 4, pelo professor Luiz Fernando Medeiros, a aula A linguagem em Derrida. O evento ocorrerá a partir das 19h, no anfiteatro do antigo Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No encontro, serão discutidos textos de Jacques Derrida, como “A mitologia branca”; “ A metáfora no texto filosófico”; e “Assinatura conhecimento contexto”, entre outros da segunda fase do autor.

Para a professora do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas, da Faculdade de Letras, Silvina Carriza, “a questão da linguagem em Derrida é o foco para pensarmos também a relação entre literatura e seu material básico, a linguagem, mas, também, para repensar o lugar do sentido e do contexto nos dias de hoje. Por outro lado, queremos  reatualizar o poder da noção de ‘aula’ no sentido das aulas de Roland Barthes e Michel Foucault, nas quais a questão pedagógica abra espaço para as perguntas e o debate sem os formalismos das palestras nem as conferências”.

O evento desta quarta-feira é fruto do trabalho do Grupo de Estudos de Linguagens Mestiças, desenvolvido na Faculdade de Letras, que conta com parceria do curso de licenciatura de Espanhol, do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários e do Grupo de Estudos Traço.

Jacques Derrida possui mais de cem títulos publicados, sendo um dos filósofos mais traduzidos no mundo. Impactou as mais diversas áreas, em especial nos campos da estética, da teoria da literatura e da filosofia do direito, provocando debates decisivos com os mais importantes autores de sua época como Lévi Strauss, Foucault e Habermas.

Próximo evento

O segundo encontro está marcado para 6 de julho, quando será abordado Sexto Empírico, médico e filósofo grego que viveu entre os séculos II e III d.C. A aula será ministrada pela professora Ana Paula El-Jaik. Os encontros são abertos ao público e as inscrições podem ser feitas no local, com emissão de certificado de participação.

Outras informações: (32) 2102-3150 (Faculdade de Letras-UFJF)