(Foto: Caique Cahon)

Evento, aberto ao público, acontece no período de 16 a 20 de maio, e será aberto à comunidade (Foto: Caique Cahon)

Interessados em participar da I Mostra de Cinema e Audiovisual (Mocina), do Instituto de Artes e Design (IAD) têm até a próxima sexta, dia 6, para inscrever seus trabalhos para o evento. A Mostra, que acontece de 16 a 20, será aberta a toda a comunidade e exibirá produções de alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design e de Cinema. Vinte produções já foram inscritas.

De acordo com Carlos Reyna, um dos organizadores, “a Mostra é a primeira pedra para contribuir anualmente à produção de filmes dos alunos do IAD e estendê-lo à comunidade universitária, tanto da UFJF, quanto da Zona da Mata”. Ele conta que alguns dos objetivos pedagógicos da atividade é “vincular o cinema como uma forma de relacionar-se com o mundo, e envolver o aluno realizador em várias funções da cadeia produtiva da indústria cinematográfica”. Além disso, a Mostra busca fazer um panorama das produções audiovisuais do IAD.

O evento será aberto pelo músico turco Chadas Ustuntas e, após cada exibição, haverá debate com os realizadores.Todos os trabalhos selecionados receberão certificado de participação e a Mocina premiará dois documentários e duas ficções. O primeiro lugar na categoria documentário ganhará entrada gratuita nas oficinas e palestras do II Painel Audiovisual e o primeiro colocado em Ficção terá direito a uma diária de equipamento de iluminação.

As inscrições podem ser feitas através do link. Somente alunos do Instituto de Artes e Design podem se inscrever. Os filmes enviados devem ter sido produzidos a partir de 2012 e ter duração máxima de 20 minutos.

Mais informações podem ser encontradas no edital da Mostra e na página do evento no Facebook.