“Quero fazer uma reflexão indo além das fronteiras disciplinares habituais”, afirma Jean Daudelin.  (Foto: Divulgação / Carletondeca.ca)

“Quero fazer uma reflexão indo além das fronteiras disciplinares habituais”, afirma Jean Daudelin. (Foto: Divulgação / Carletondeca.ca)

Pela primeira vez em Juiz de Fora, o professor da Universidade Carleton do Canadá, Jean Daudelin, será o responsável pela aula inaugural do programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que acontece nesta segunda-feira, dia 2, às 18h no auditório 3 do Instituto de Ciências Humanas (ICH) .

Doutor em ciência política e especialista em desenvolvimento e conflitos de países latino-americanos, Daudelin irá palestrar sob a temática “Alcance e limites da governança dos mercados ilegais”. O pesquisador canadense está viabilizando parcerias com a Universidade.

Alcance através da pesquisa

O primeiro contato com a UFJF se deu em função da pesquisa do professor Paulo Fraga, especialista em sociologia do crime e da violência, com foco no impacto das políticas sobre drogas em indivíduos e na sociedade. “Conheci o Paulo Fraga por intermédio de um amigo brasileiro, quando relatei meu interesse pelo estudo das questões da drogas”, aponta. “Consegui os artigos dele sobre o famoso ‘polígono da maconha’ do sertão pernambucano e, como tem uma forte relação com a temática que estava estudando na época, os mercados de drogas do Recife, contatei o professor para ver se havia interesse para nos encontrarmos e discutirmos nossos trabalhos, e ele aceitou.”

Brasil: comunidade de pesquisadores “mais impressionante da América Latina”

Embora seja a primeira visita à UFJF, Jean Daudelin já atuou como pesquisador em Recife, Pernambuco, e como professor convidado da Universidade de São Paulo (USP), além de ter contato com colegas na  Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Brasília (UnB) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). “Sempre fui muito bem acolhido”, declara. “O estudo das relações internacionais no Brasil se consolidou realmente de maneira extraordinária nos últimos 15 anos e o país tem agora, sem dúvida, o corpo docente e a comunidade epistêmica mais impressionante da América Latina e, provavelmente, da região sul global, também.”

É a primeira vez do pesquisador na UFJF. “O estudo das relações internacionais no Brasil se consolidou realmente de maneira extraordinária nos últimos 15 anos”, afirmou (Foto: Caique Cahon)

É a primeira vez do pesquisador na UFJF. “O estudo das relações internacionais no Brasil se consolidou realmente de maneira extraordinária nos últimos 15 anos”, afirmou (Foto: Caique Cahon)

Parcerias e expectativas

Para Fraga e Daudelin, o convite para ministrar a aula de abertura é reflexo das futuras parcerias a serem estabelecidas entre Brasil e Canadá. “Sem dúvida, vão ter projetos de colaboração entre nós sobre mercados de droga, e vamos ver sobre oportunidades ainda mais amplas”, coloca Daudelin. O professor também contou sobre o preparo para a aula inaugural. “Estive trabalhando para falar de maneira mais ampla das problemáticas para que, assim, a fala possa ter relevância para quem não pensa só em alguns aspectos do tema, como drogas e homicídio”, exemplifica.

“Quero mostrar, principalmente, a falta de excepcionalidade dos mercados ilegais e a utilidade de analisar a competição que prevalece neles, no mesmos termos que usamos para olhar competição territorial entre estados no polo norte do país, por terra entre fazendeiros e camponeses pobres na região do Bico do Papagaio. Quero fazer essa reflexão indo além das fronteiras disciplinares habituais, abordando outras palavras. Quero trazer coisas novas.”

Outras informações:

Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais