Gedair Soares dos Reis 2- corredor - servidor Foto Twin Alvarenga

Gedair Soares dos Reis já participou de várias maratonas, tendo sido o 23º colocado nacionalmente em 2010 (Foto: Twin Alvarenga)

Enquanto o mundo já começa a entrar no clima das Olimpíadas do Rio 2016, uma enorme expectativa toma o servidor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Gedair Soares dos Reis. Ele foi um dos selecionados para conduzir a tocha olímpica em Juiz de Fora, na passagem que acontecerá no próximo dia 15.

Técnico de laboratório de Química Analítica, o servidor já dedicou mais de 27 dos seus 60 anos à UFJF. Natural de Manhumirim (MG), mas juiz-forano de coração, sua ligação com o esporte não é recente. Ele é corredor e já participou de várias maratonas por todo o Brasil, conquistando a 23ª colocação nacional da sua categoria em 2010.

Mas a sua maior paixão está em desenvolver trabalhos voluntários. Além de colaborar com diversas entidades e hospitais, ajudando crianças e adultos, Gedair trabalha como guia de deficientes visuais e com estes já correu duas São Silvestres, em São Paulo, e se prepara para a Volta da Pampulha desse ano, em Belo Horizonte. “Carregar a tocha olímpica vem para coroar esses 15 anos de trabalhos sociais que atuo. É uma mistura de felicidade e uma responsabilidade muito grande, pois estarei lá representando todos que sempre me apoiaram.”

“É um simbolismo muito grande. É a história. A tocha representa paz, união. E em um momento de tantas incertezas que vivemos, a importância é ainda maior. Não tem ouro ou prata que pague esse momento para mim”

 

Foi um longo processo até a escolha de Gedair como um dos atletas que carregarão a tocha. A expectativa veio desde o segundo semestre do ano passado. A inscrição de Gedair foi feita por amigos, que conhecem a história dele e o indicaram para concorrer. O nome do servidor da UFJF tomou força nas redes sociais e o anúncio veio no final de fevereiro. “Na época do anúncio oficial, eu checava os resultados três vezes todos os dias, ansioso. Ver a confirmação, ainda mais como fruto dos trabalhos sociais, foi uma felicidade indescritível.”

Revezamento  

No dia 15, antes de chegar à cidade, a tocha passará pelos municípios mineiros de São João Del Rei, Tiradentes, e Barbacena. O revezamento da tocha em Juiz de Fora terá um percurso de aproximadamente 12 quilômetros, iniciando no Parque da Lajinha, na Zona Sul da cidade, até a região central, com a cerimônia de encerramento no Terreirão do Samba, onde será acesa a Pira Olímpica.

O início do revezamento começou no último dia 21, em Olímpia, na Grécia, a cidade berço dos Jogos Olímpicos. No Brasil, a tocha chega no dia 3 de maio, em Brasília, e passa por 329 cidades, com mais de 20 mil quilômetros a serem percorridos.  Em todo o país serão 12 mil condutores.