mural importante

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (Proae) divulgou nesta quarta, 27, a portaria que regulamenta o processo de concessão de auxílios e bolsa de apoio. Foram aprovados os critérios e procedimentos para avaliação socieconômica aprovados pela Resolução número 33 do Conselho Superior (Consu), aprovada em dezembro do ano passado. Dessa forma, será dado prosseguimento à metodologia de avaliação em fluxo contínuo, em que os discentes podem solicitar o apoio a qualquer momento, desde que constituam o perfil exigido pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

A Pró-Reitoria buscará contemplar, neste primeiro momento, todos os discentes não apoiados, ou seja, aqueles que não possuem nenhum tipo de bolsa ou auxílio de assistência estudantil, incluindo calouros e os alunos que tiveram seus pedidos indeferidos em processos anteriores. Os estudantes podem solicitar a Bolsa Permanência e auxílios para alimentação, transporte, moradia e creche.

Para participar do processo, basta acessar o Siga3, no ícone “Apoio Estudantil”, preencher o formulário socioeconômico e entregar, diretamente na Pró-Reitoria, o documento assinado, junto com a documentação exigida e o comprovante de matrícula. O formulário estará disponível on-line, no site da Proae , a partir das 8h da próxima terça-feira, dia 3 de maio.

Os ingressantes pelos grupos de cotas A e B do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e os alunos que já concorreram ao apoio, mas tiveram suas solicitações indeferidas terão parte dos documentos já entregues à UFJF aproveitados para a nova análise e terão que atualizar outros, conforme descritos no site da Proae.

Após a entrega, o prazo para avaliação é de 30 dias úteis, e o resultado será divulgado no Siga. Se a documentação estiver incompleta ou se forem apontadas divergências, o aluno terá quatro meses para regularizar a situação. Já no caso de o aluno não obter o resultado desejado no processo, poderá entrar com recurso, em até cinco dias úteis, também via formulário disponibilizado na página da Proae. O prazo para a reavaliação é de 30 dias.

De acordo com a avaliação dos indicativos socioeconômicos, os candidatos serão agrupados em cinco categorias, podendo ser contemplados com um ou mais tipos de apoio.

Diálogo

ssss

Em reunião com estudantes, reitor Marcus David falou sobre o compromisso da gestão com a construção colaborativa da política de permanência  (Foto: Twin Alvarenga)

Nesta quinta-feira, 28, alunos representantes dos movimentos estudantis, dos campi Juiz de Fora e Governador Valadares, reuniram-se com o reitor Marcus David, com o pró-reitor Marcos Freitas e com funcionários da Pró-reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva na UFJF, para debater a elaboração das políticas de assistência estudantil.

Marcus David falou sobre o compromisso da gestão com a construção de um plano que atendesse realmente às necessidades dos estudantes. “Construir políticas de assistência estudantil é uma grande preocupação nossa. Temos total consciência de que boas políticas são essenciais para a permanência dos estudantes na UFJF e nos comprometemos a construí-las para assegurar que vocês permaneçam na Universidade”, disse David aos estudantes.

Outra missão da administração da Universidade, destacada por David, é garantir que os alunos participem da reestruturação das políticas de auxílio. “O planejamento tem que atender tanto a Governador , quanto ao campus sede, e tem que ser feito junto aos estudantes, técnicos e funcionários dos dois campi, para que possamos conhecer as necessidades de cada um. Este fórum foi um compromisso que assumimos ainda durante a campanha, para que haja uma construção participativa”.

O pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, fez coro em relação à importância da gestão colaborativa. “É muito claro que não se faz política de assistência estudantil sem a participação dos estudantes. E não só nelas, mas em todo o âmbito estrutural da Universidade, propomos esta colaboração”.

ssfsfs

Pró-Reitor Marcos Freitas ressaltou que assistência estudantil não se faz sem participação dos estudantes (Foto: Twin Alvarenga)

As discussões foram feitas em formato de oficina. Os alunos se dividiram em grupos que contaram com a presença de técnicos da Proae (psicólogos, pedagogos, auxiliares administrativos, assistentes sociais) e do próprio pró-reitor. Durante a manhã, foram discutidos a elaboração de um atendimento psicopedagógico, procedimentos de acesso e modalidades, a criação de outras frentes de assistência e o controle social. O objetivo, segundo o pró-reitor, é ouvir os principais interessados, para começar a desenhar como será realizado o processo de assistência.

Marcos Freitas ressalta que, inicialmente, a pró-reitoria identificou duas necessidades principais: agilizar o processo de concessão das bolsas e estabelecer um fluxo contínuo, eliminando o método de editais. “Este modelo de editais gera um atraso, por isso, estamos criando a proposta de portarias. Garantimos que não haverá corte de bolsas, ou mudança nas políticas de assistência estudantil sem o conhecimento e a opinião de vocês”.

Ainda de acordo com o pró-reitor, o novo processo de seleção será aberto já na próxima terça-feira, dia 3 de maio. Poderão participar todos os estudantes não contemplados pelo editais de 2015. A partir do momento que os beneficiários atuais deixarem de receber as bolsas, também serão incluídos nesta seleção.

Os alunos reconhecem esta política participativa como um avanço. Igan Mainieri, presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Direito, e membro do Concada, avalia que a iniciativa da Administração Superior é o primeiro passo para conquistar um debate próximo da gestão com os estudantes. “Reconhecemos que a iniciativa seja importante para estabelecer o diálogo que nós vínhamos pedindo e, em um primeiro momento, as propostas trazem uma autonomia para os estudantes”.

Outras informações:

(32) 2102-3777  / 2102-3886