1985 - Fausto - Göethe (GD)_Foto Acervo GD_Teatro Forum da Cultura

José Luiz Ribeiro encenando Fausto, de Göethe, em 1985 (Foto: Fernando Lobo)

O Grupo Divulgação será agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo, honraria oferecida pela Câmara Municipal de Juiz de Fora. A condecoração acontecerá no evento comemorativo dos 163 anos da Câmara, que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 28, às 19h30, na Câmara Municipal. O Grupo Divulgação, que completa 50 anos de atividades, receberá a Medalha na categoria Cultura, “considero uma honraria pelo trabalho desenvolvido há cinquenta anos em prol da cultura e do teatro. O Grupo Divulgação ser reconhecido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora é justamente uma colheita que se faz por tanto tempo de trabalho”, reflete José Luiz Ribeiro, diretor do Grupo Divulgação. Ao todo serão 21 personalidades homenageadas em várias categorias.

Grupo Divulgação, meio século de arte e resistência

Criado em 1966, na antiga Faculdade de Filosofia e Letras, o grupo nasceu do desejo de alguns acadêmicos de estudar teatro. O compromisso de difundir o teatro junto à classe estudantil foi o primeiro passo para se definir uma política de repertório do Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação. Circundado pelos anos de chumbo, o grupo inventou a sua forma de fazer teatro aprendendo com o passado e inventando o futuro.

Sediado no Forum da Cultura da UFJF, desde 1972, o Divulgação mantém um compromisso de fazer um teatro, definido por Paschoal Carlos Magno, como “limpo, honesto e consciente”. Seu trabalho atinge, através dos projetos de extensão da UFJF, cerca de duzentos núcleos de escolas, creches e centros comunitários que assistem, sistematicamente, aos resultados da pesquisa do fazer teatral, difundidos pela extensão e  visando a complementaridade do ensino  da rede pública e privada.

Com um repertório, que abrange praticamente a dramaturgia universal e brasileira, o Divulgação pratica uma política cultural e leva aos seus espectadores uma série de montagens de importantes textos dos mais significativos autores da história do teatro. Conta ainda com a produção de uma dramaturgia própria, criada a partir das necessidades temáticas e estéticas do próprio grupo. Através de temporadas sistemáticas, a trupe chega a fazer uma média de 120 apresentações por ano em seus núcleos de adolescentes, universitários e terceira idade.

Mérito Excepcional

Alexander Moreira foi eleito coordenador da “Seção de Espiritualidade, Religiosidade e Psiquiatria” da World Psychiatric Association (WPA) - Associação Mundial de Psiquiatria. (Foto: Aline Carvalho)

Alexander Moreira receberá mérito excepcional. (Foto: Aline Carvalho)

O professor Alexander Moreira de Almeida também é um dos agraciados, com o Mérito Excepcional. Professor Associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFJF e fundador e diretor do NUPES (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da UFJF), Alexander também é coordenador das seções em espiritualidade e psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Além disso, é coordenador da elaboração do Position Statement on Spirituality and Religion in Psychiatry da World Psychiatric Association (WPA) e coordenador de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Saúde da UFJF. Possui graduação em Medicina pela UFJF (1997), especialização em Terapia Cognitiva Comportamental pela USP (2000), residência e doutorado em Psiquiatria pela USP (2005) e pós-doutorado pela Duke University, EUA (2006). Foi coordenador das Pós-graduações stricto sensu da UFJF (2011-3) e chefe do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica Hospital Universitário da UFJF (2009-11).

A Medalha

A Medalha do Mérito Legislativo de Juiz de Fora, criada em 26 de março de 2001, distingue pessoas físicas ou jurídicas que, por relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação, tenham merecido especial reconhecimento do Poder Legislativo. A Medalha foi criada pelo professor Newton Barbosa de Castro, heraldista e ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora.

Atualizada em 27/04 às 16h18