Paulo Roberto Motta 2 Foto Alexandre Dornelas

Paulo Roberto Motta apresentou os princípios da profissão e o seu desenvolvimento ao longo dos anos (Foto: Alexandre Dornelas)

Desafios contemporâneos e a consolidação da Administração como profissão foram assuntos abordados na aula inaugural do curso de Mestrado Acadêmico em Administração, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A aula foi ministrada pelo professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), PhD e mestre em Administração Pública pela Universidade da Carolina do Norte (EUA),  Paulo Roberto Motta.

Em um panorama histórico, Motta apresentou os princípios da profissão e como esta se desenvolveu ao longo dos anos. Com as transformações políticas, sociais e econômicas da Revolução Industrial, veio também a necessidade de um conhecimento administrativo. O assunto foi aprofundado no livro “Os 50 maiores vultos da administração”, organizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), que contou com a colaboração do professor para tratar do percurso da ciência da administração.

Com toda a mudança histórica, veio também demandas que o profissional da área precisa atender. Motta citou o reforço e a introdução a princípios sociais na direção corporativa;  aprendizado por meio de outros mercados; lidar com o individualismo; e mudanças nos valores da sociedade como alguns dos desafios que o administrador contemporâneo enfrenta no âmbito organizacional.

Durante a aula, o diretor da Facc e docente do mestrado, Gilmar José dos Santos, destacou o trabalho do recém-criado Centro de Estudos e Pesquisas em Administração e Ciências Contábeis (Cespac), responsável pela coordenação das atividades relacionadas a pesquisa e a programas de pós-graduação, além de projetos futuros. “O curso de mestrado em Administração é só o início de uma trajetória. Nós temos ambição que esse programa cresça, que futuramente também tenha doutorado, além de mestrado em Ciências Contábeis.”

De acordo com o professor e coordenador do mestrado em Administração, Danilo de Oliveira Sampaio, em outubro próximo, será lançado, também, o curso de Mestrado Profissional em Administração Pública. Tanto o mestrado acadêmico quanto o profissional chegam para atender demandas da área na região da Zona da Mata, com o intuito de qualificar profissionais para o meio acadêmico e mercado de trabalho. “Os desafios na criação do mestrado foram vencidos até o presente momento, e o dia de hoje festeja essa criação. Após dessa data de abertura, iniciamos outro desafio: tornar o mestrado acadêmico em um curso verdadeiramente de excelência.”

aula inaugural mestrado acadêmico administração - reitor Marcus David Foto Alexandre Dornelas

O reitor Marcus David (ao centro) destacou a qualidade dos trabalhos realizados pela Faculdade de Administração (Foto: Alexandre Dornelas)

O reitor da UFJF e também docente do mestrado, Marcus David, destacou a qualidade dos trabalhos realizados pela Facc e acredita que o programa de pós-graduação não será diferente. “A Facc pode se orgulhar de tudo que faz, porque faz com muita qualidade e excelência. Por isso, podemos ter certeza de que o nosso ingresso agora na pós-graduação stricto sensu certamente será uma caminhada de muito êxito e muito sucesso.”

Saiba mais sobre o Mestrado Acadêmico em Administração

“Os 50 maiores vultos da Administração” 

Paulo Roberto Motta