A revista Educação em Foco, do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF, foi contemplada em concurso da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), que patrocina a publicação de periódicos voltados para a área. A próxima edição irá trazer o dossiê “Trajetórias das Africanidades na Educação”, organizado pelo professor da Faculdade de Educação Julvan Moreira. Para a publicação, os editores aguardam o repasse do recurso obtido com o prêmio.

O dossiê foi formulado tendo em vista as diferentes abordagens e a visibilidade das temáticas étnico-raciais no campo da educação, que representam recursos avançados no combate às desigualdades sociais. Segundo Julvan Moreira, são reflexões importantes que contribuem para elaboração de um projeto que permita a inserção social e o desenvolvimento igualitário dos indivíduos. Relevância, temas e áreas de ensino foram os critérios avaliados na seleção dos trabalhos. Também procurou-se reunir um saber mais plural, de professores de todas as regiões do Brasil, além de pesquisadores da África e dos Estados Unidos.

Para Moreira, o prêmio é importante “não só pelo momento de crise que passamos, mas  porque isso pode gerar um interesse maior de leitura nas pessoas da área, dando assim maior visibilidade à temática”. O resultado do concurso está na página da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

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Edição de 2015 debateu o ‘Pacto nacional pela alfabetização na idade certa’, do Mec

Educação em Foco

Desde de 2012 a revista traz a produção dos núcleos de pesquisa, do mestrado e do doutorado em Educação da UFJF, além de divulgar o conteúdo das produções de outras instituições nacionais e internacionais. Além da produção científica do Programa de Pós-graduação, suas edições sempre reúnem colaborações de pesquisadores do Brasil e do exterior, enriquecendo o intercâmbio de conhecimento entre as instituições.

Cada periódico traz uma temática e sempre está aberto a contribuições voluntárias. Todos os trabalhos, antes de serem publicados, passam por dois avaliadores do Conselho Científico que é formado por professores brasileiros e estrangeiros. A maior parte do conteúdo é de artigos inéditos, mas há espaço, ainda, para divulgação de pesquisa dos núcleos da faculdade, estudos de casos, resumos de dissertações e teses, além de resumos e resenhas de livros.

A Educação em Foco tem classificação B1 pela Capes e já foi financiada duas vezes pela Fapemig e também pelo CNPq. A revista é disponibilizado no formato impresso e digital através do endereço: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/