dfdfd

Equipes são formadas por jovens de bairros adjacentes à Universidade e de outras áreas de Juiz de Fora e Região (Foto: Caíque Cahon)

Os alunos do projeto de extensão Futebol UFJF terão a oportunidade de participar de uma competição oficial. As equipes infantil (sub-15) e juvenil (sub-17) têm presença garantida no Campeonato Mineiro de Base. A estreia acontece no sábado, 30, às 14h, no campo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), contra o Piranga, time da cidade de mesmo nome.

Para ser inscrita na competição, a UFJF firmou parceria com o Uberabinha, clube do futebol amador da cidade, detentor da vaga. “Não tem como desenvolver sem desafiar”, explica Marcelo Matta, coordenador do projeto, ao abordar a importância da participação da equipe em um campeonato desse porte. “Eles terão que jogar com um nível de exigência maior, e isso é bom para estimular o desenvolvimento de todos.”

Gabriel Gomes, atleta sub-17, já pensa em voos mais altos para as duas equipes. “Da forma como está sendo a preparação, minha expectativa é de que tanto a categoria sub-15 quanto a sub-17 subam de divisão e possam, no ano que vem, estar na Série A do Mineiro. A gente está treinando muito todo dia para isso, fazendo academia, mantendo o foco, dormindo e se alimentando bem, além de estar com um ótimo treinador”, diz.

Já o atleta da categoria sub-15, Lucas Santos, destaca os benefícios pessoais que obteve com o projeto. “Já consegui coisas fundamentais e que eu posso levar para fora também, como comprometimento, responsabilidade com os horários e maior disciplina”. Como todo jogador, Lucas pensa também em um dia poder estar em um time maior. “Se eu me destacar no Mineiro, pode ser um primeiro passo. O foco é treinar bastante.”

A primeira fase da tabela já está definida. Depois da estreia contra o Piranga, a UFJF enfrenta o Nacional de Muriaé, no dia 7 de maio, e o Betis, de Ouro Branco, no dia 14. No dia 21 de maio, começam os jogos de returno. A tabela completa pode ser acompanhada pelo site da Federação Mineira de Futebol.

Projeto aberto à comunidade

fsfss

Alunos do curso de Educação Física comandam os treinos e traçam estratégias para um bom desempenho na competição (Foto: Caique Cahon)

O projeto de extensão Futebol UFJF iniciou as atividades há dois anos e está sempre aberto para novos talentos. Os interessados devem procurar o coordenador Marcelo Matta, na parte da tarde, na Faefid, no campus, para agendar uma avaliação. O projeto conta hoje com jovens de bairros adjacentes à Universidade, bairros das demais localidades de Juiz de Fora e de cidades próximas.

“A missão da universidade é a formação de recursos humanos, através de projetos de ensino, pesquisa e extensão. A partir do momento em que os meus alunos estão ministrando treinos baseados nas teorias adquiridas nas salas de aula e colocando em prática; eu estou formando esses meninos, isso é missão cumprida. A minha maior satisfação, o meu maior alimento é ver esses meninos indo para o mercado de trabalho”, observa Matta.