Encontro Engenharia Mecânica - mineiro  Foto: Géssica Leine

Sustentabilidade, formação de engenheiros e mercado de trabalho foram alguns dos temas abordados na solenidade de abertura (Foto: Géssica Leine)

Promover integração e discussões relacionadas à inovação e à produção sustentável entre estudantes e profissionais está entre os objetivos do II Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica (Emmec), organizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além de sustentabilidade, a formação de engenheiros e o mercado de trabalho foram assuntos abordados durante a solenidade de abertura.

A importância da engenharia no desenvolvimento tecnológico e a baixa formação de profissionais no país consistiu em um tópico abordado no evento e tema de discussão durante as atividades do evento. Segundo o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Washington Bohorquez, o Brasil sofre uma crise de identidade, mas nós, como engenheiros, não somos parte do problema, somos parte da solução”.

O diretor Hélio Antônio da Silva fez um balanço da Faculdade de Engenharia da UFJF e sua evolução. Destacou o valor de profissionais conscientes de seus deveres também como cidadãos. “Estamos há mais de cem anos produzindo conhecimento e contribuindo para a evolução da ciência, da tecnologia e da inovação em nosso país. Formamos profissionais de qualidade para o mercado de trabalho e para o magistério. O mais importante é formar cidadãos éticos, críticos da situação política, econômica e social do nosso país.”

Leomar Delgado, que será palestrante durante o encontro, também chamou a atenção para o papel do engenheiro no progresso tecnológico. “Engenheiro é um elemento global no desenvolvimento. É fundamental que o engenheiro saia com uma visão mais ampla do que puramente técnica, uma visão completa do papel que ele vai ter na sociedade. A sociedade organizada não existiria sem engenharia.”

Diferente da primeira edição, produzida juntamente com a faculdade de Engenharia de Produção e tendo como tema central “Ferrovia”, o Emmec deste ano é exclusivo para alunos de Engenharia Mecânica, e tem como foco a obtenção de energia. De acordo com Washington Bohorquez, é necessário inovar constantemente na área, de modo que a sustentabilidade prevaleça. “Você precisa de energia, mas também precisa de métodos com grande eficiência para essa transformação, de forma a agredir o planeta o menos possível.”

O II Emmec vai até sábado, dia 23, e é aberto a alunos da UFJF e outras universidades, seja de graduação, mestrado ou doutorado, além de profissionais da área de Engenharia.

O evento contou com a presença de Fernando José, diretor regional e administrativo do Sindicato dos Engenheiros (Senge-MG), Leomar Delgado, presidente do Centro Industrial de Juiz de Fora, e Flávio Viana, inspetor chefe do  Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG). Participaram também da mesa o professor e chefe do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica, Roberto Malheiros, o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Washington Bohorquez, o diretor da Faculdade de Engenharia, Hélio Antônio da Silva, a discente e presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia, Laura Matos, e a Diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michele Farage, representando o reitor Marcus David.

Confira a programação completa  do II Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica (Emmec)