Intensificar o desenvolvimento da Engenharia Mecânica em Minas Gerais, ampliando o intercâmbio de informações e ideias entre estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais e empresas, é o objetivo central do II Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica (Emmec). O evento ocorrerá entre os próximos dias 21 e 23, na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Para esta edição, que terá como tema principal Energia: Desafios da Inovação e Sustentabilidade, a expectativa é reunir cerca de 500 pessoas, que participarão de palestras, workshops, mesas-redondas e minicursos, além de apresentações de trabalhos previamente selecionados.  O custo das inscrições varia conforme a graduação e é obrigatória para os que apresentarão trabalhos.

Apesar de o encontro ser direcionado a estudantes da graduação é aberto aos de mestrado e doutorado de Engenharia Mecânica e de áreas correlacionadas, como as engenharias Aeronáutica, Aeroespacial, Mecatrônica, Metalúrgica e Naval, entre outras. Profissionais de empresas e indústrias também podem participar.

A programação inclui a apresentação de 20 trabalhos desenvolvidos por alunos da graduação e a participação de dez palestrantes. A palestra de abertura será ministrada pelo engenheiro e presidente de Relações Internacionais da Associaçao Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), Samuel Vieira, que abordará Substituição dos fluidos refrigerantes e seu impacto no meio ambiente e nas mudanças climáticas. Outro nome de destaque é o do engenheiro e presidente do Centro Industrial de Juiz de Fora, Leomar Pereira Delgado, que falará sobre O perfil do engenheiro mecânico sob a ótica da indústria.

Desafio MacGyver

Dentro da programação, acontecerá, ainda, o primeiro desafio MacGyver. Na prova, equipes terão que elaborar e construir um protótipo que seja correspondente às instruções contidas em um guia. As equipes que quiserem participar ainda podem se inscrever. Os participantes terão uma noite para resolver o problema e depois apresentar para uma banca. Os vencedores serão premiados. Será cobrada uma taxa de R$ 5 por aluno que se interessar participar da prova. Conheça o regulamento.

Confira a programação completa do II Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica (Emmec)

Para outras informações acesse o site do evento.