????????????????????????????????????

Ações integram projeto do estágio de alunos do nono período do curso de Nutrição (Foto: Twin Alvarenga)

Com atividades que começaram na terça-feira, 12, e se estendem até quarta, 20, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) passa por uma semana de conscientização do descarte correto do lixo no Restaurante Universitário (RU). As ações integram o projeto do estágio obrigatório dos alunos Letícia Delgado, Lara Morra e Lu Tai Hsin, do nono período do curso de Nutrição, e busca conscientizar os frequentadores do restaurante sobre a importância do descarte adequado para a otimização do serviço dos funcionários e do próprio andamento do RU.

Letícia conta que a ideia surgiu após a observação de que os frequentadores do restaurante não descartavam o lixo de forma correta e isso prejudicava o serviço dos funcionários da cozinha. Além disso, ela explica que “ a separação do lixo é importante para o cálculo de desperdício e, quando isso não é feito de maneira correta, prejudica na elaboração dos resultados”.

Os estudantes planejam a ação, desde o inicio de abril, sob orientação da professora Cristiane Gonçalves e da nutricionista Cassia Cardoso. As ações incluem distribuição de questionários aos frequentadores do local, confecção de cartazes e enfoque na eficácia das placas de lixo. Segundo Letícia, eles esperam que as pessoas fiquem mais atentas ao descartar o lixo e que levem essa ideia para além da comunidade acadêmica.

O projeto continua com novas ações durante cerca de dois meses, que é o período de estágio dos alunos. O próximo projeto vai focar no comportamento do usuário do RU ao se servir.

Mais informações e sugestões através do Facebook do Restaurante Universitário.