Arte-Por-Dentro-Do-Enem3O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta, 14, datas e outras informações sobre a edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições devem ser feitas entre os dias 9 e 20 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, em todo o país. O Enem é imprescindível para participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a principal forma de ingresso na UFJF. Todos os detalhes estarão no Edital do Exame, que será publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira.

A edição 2016 fará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do aluno. “A coleta acontece no primeiro ou no segundo dia de provas; não há nenhuma possibilidade de uma pessoa fazer prova no lugar de outra”, ressaltou o ministro Aloizio Mercadante, na apresentação do exame.

O aplicativo Enem 2016 para celulares, desenvolvido pelo MEC, trará todas as informações necessárias aos participantes ao longo do exame, além de permitir o acompanhamento da inscrição. Disponível para smartphones, o recurso também servirá para o envio de informações aos inscritos, como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato.

Este ano, o pagamento da taxa de inscrição pode ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor da taxa será de R$ 68. O pagamento deve ser feito até às 21h59 (de Brasília), do dia 25 de maio.

Terá isenção da taxa de inscrição o estudante que estiver concluindo o ensino médio em 2016 matriculado em escolas da rede pública, além dos que se declararem carentes. Os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício na próxima edição.

Nos dois dias de exame, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrar em sala e guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sisu e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos também podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Hora do Enem
No próximo dia 30, o MEC aplica um simulado on-line, na plataforma Hora do Enem, composto de 80 itens com a mesma metodologia de elaboração de questões do exame oficial. O simulado estará aberto durante quatro horas ininterruptas para o candidato, que pode realizá-lo entre  0h e 20h do dia 30.

Os estudantes inscritos no programa que não dispõem de acesso à internet devem pedir vagas para realizar o simulado em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O prazo vai até esta sexta, dia 15. Há 120 mil vagas disponíveis, em instituições de todo o país.

O simulado, gratuito, pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. O programa oferece, além de simulados, exercícios e videoaulas para facilitar os estudos dos candidatos.

Conheça a plataforma Hora do Enem.

Em caso de dúvidas sobre o exame, os estudantes devem ligar para 0800 616161.