Interessados em cursar doutorado ou pós-doutorado na área de Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) devem ficar atentos pois as inscrições já estão abertas. Conforme informações da Coordenação do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE), são três editais, sendo um para o doutorado e dois para o pós-doutorado.

No doutorado, o PPEE possui duas áreas de concentração: Sistemas de Energia Elétrica e Sistemas Eletrônicos, com um total de seis vagas. Caso o número de candidatos aptos seja inferior ao número de vagas ofertadas, as vagas ociosas poderão ser destinadas à outra área. Além destas vagas o programa também poderá aceitar candidatos estrangeiros por meio do Programa de estudantes – Convênio de Pós Graduação.

Para se inscrever os interessados devem possuir ou estarem concluindo até o final deste mês,  mestrado em Engenharia ou áreas afins com diploma reconhecido pela Capes/MEC. No caso de candidatos do exterior é necessário a apresentação de diploma emitido por instituição estrangeira.

As inscrições podem ser feitas diretamente na Faculdade de Engenharia ou enviadas pelos Correios (somente Sedex e Sedex10). Os formulários para inscrição, juntamente com a etiqueta de identificação podem ser retirados na página do Programa. As inscrições presenciais e via Correios terminam no próximo dia 18. A divulgação da avaliação acontecerá no dia 20, já a homologação do resultado está marcado para 3 de maio.

Estágio Pós Doutoral em Sistemas Eletrônicos

Nessa modalidade é oferecida uma vaga para atuação em atividades de pesquisa e docência na área de sistemas eletrônicos. Os interessados devem ter o título de doutor obtido pela Capes e reconhecido pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido de instituição estrangeira o mesmo deverá ser analisado pelo Programa de Pós Graduação.

As inscrições serão encerradas no próximo dia 20, sendo que a documentação deve ser enviada para o e-mail ppee@ufjf.edu.br. A inscrição será validada após o candidato receber um e- mail da secretaria do programa acusando o recebimento, e a mensagem servirá como comprovante de inscrição. O resultado será divulgado após o encerramento do processo na página do Programa. A lista de todos os documentos necessários para a disputa está disponível no edital.

Estágio Pós Doutorado em Sistemas de Energia e Sistemas Eletrônicos

Os candidatos que quiserem pleitear a bolsa devem possuir o título de doutor, obtido em cursos avaliados pela Capes e reconhecidos pelo CNE/MEC. Caso o diploma seja de  instituição estrangeira, também deverá ser analisado pelo Programa de Pós- Graduação.

Outro requisito é ter currículo atualizado disponível na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico. As inscrições vão até o próximo dia 20 e devem ser feitas pelo e-mail  ppee@ufjf.edu.br. Elas serão validadas após a secretaria do programa enviar e-mail acusando o recebimento, e este será o comprovante de inscrição.

Confira os editais

Outras informações: Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica