Ex-aluno_Faefid_Fernando_Correa_UFJF_Foto_Coritiba

Ex-aluno Fernando Corrêa atua no Coritiba (Foto: Divulgação/Coritiba)

O ex-aluno da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF) Fernando Corrêa foi convocado pela Confederação Brasileira de Futebol para treinar os goleiros da seleção, na categoria sub-15, durante o torneio Delle Nazioni, que será disputado na Itália.

O torneio conta com a participação de 12 seleções, e o Brasil está no grupo C, pelo qual enfrentará, na fase de grupos, as seleções da Croácia, Eslovênia e Estados Unidos. O campeonato começa no próximo dia 25 de abril. Foram convocados 20 garotos, dentre eles o goleiro do clube paranaense Coritiba Football Club, onde Fernando trabalha como preparador da categoria sub-17.

Para o profissional, a oportunidade de atuar  na seleção servirá de parâmetro para a análise de seu trabalho no Coritiba, já que terá contato com atletas de outros clubes e seleções, podendo verificar as diferenças  de treinamento e na tratativa com os atletas.

Fernando_Correa_ex_aluno_UFJF_Arquivo_Pessoal_2

Nos treinos, Fernando desenvolve preparação defensiva e ofensiva de goleiros com base em estudo desenvolvido na graduação na UFJF (Foto: Arquivo Pessoal)

O preparador de goleiros, de 26 anos, busca implementar em seu trabalho no clube as conclusões de estudo desenvolvido como aluno da UFJF. Na pesquisa, constatou a importância da reposição de bola dos goleiros durante os jogos e da ampliação do treino de goleiros para fundamentos ofensivos.

Para o estudo, publicado na Revista A3 da UFJF, Fernando analisou o percentual de erros nos lançamentos realizados pelos goleiros, de todas as equipes, nas 38 rodadas do campeonato brasileiro série A de 2011 e encontrou alto índice de erros, sendo que apenas um goleiro analisado apresentava percentual de acertos maior do que o de erros. Por meio das análises estatísticas, correlacionou o percentual de erros e o número de pontos obtidos pelas equipes e descobriu que a reposição de bola acertada tem influência negativa menor em comparação à reposição errada.

“Recebi bastante suporte durante minha pesquisa, principalmente do professor Marcelo Matta, dando-me a oportunidade como treinador de goleiro. Esse projeto de formação de futebolistas [projeto de extensão, desenvolvido na Faefid] dá a base para o trabalho a ser realizado, ajudando na formação de novos profissionais”, salienta o treinador sobre a atuação da UFJF.