Alexander Moreira foi eleito coordenador da “Seção de Espiritualidade, Religiosidade e Psiquiatria” da World Psychiatric Association (WPA) - Associação Mundial de Psiquiatria. (Foto: Aline Carvalho)

Alexander Moreira será um dos palestrantes do evento (Foto: Arquivo/UFJF)

Com o objetivo de refletir sobre a essência da natureza humana, fornecendo um espaço para debater o dilema na relação entre a mente e o cérebro será realizado, no dia 30 deste mês, o Simpósio Internacional Mente-Cérebro, Espírito ou Alma? O evento, que será realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo,  faz parte do projeto Debate Mente-Cérebro na Psiquiatria Contemporânea, do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o Departamento & Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em parceria com a Universidade de Oxford (Inglaterra).

Segundo o professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFJF e fundador e diretor do Nupes, Alexander Moreira Almeida, o projeto consolida a parceria entre a UFJF, a USP e a Universidade de Oxford e lança a Universidade como liderança no tema, permitindo que pesquisadores e estudantes locais tenham contato com pesquisadores estrangeiros.

O evento busca tentar esclarecer um questionamento, que há muito intriga a humanidade: Nossa mente e personalidade são  produtos do cérebro, resultado exclusivamente de processos físico-químicos, ou há algo transcendente? Segundo Almeida, esse debate tem ecos em diversas áreas:

“Essa discussão, que é uma das mais fundamentais e complexas que podem existir, tem implicações muito grandes na ética, na compreensão do que é o ser humano. Ele é um robô biológico, onde os genes determinam todas as suas ações, ou é algo além disso? Existe livre arbítrio? Também há implicações no campo clínico: as doenças são simplesmente resultado de uma alteração química no cérebro ou o pensamento tem um papel ativo no tratamento? Eu acredito que as duas vertentes são complementares.”

Os organizadores, com o intuito de fomentar o debate saudável e o pensamento crítico, convidaram pesquisadores (neurocientistas, filósofos, psicólogos e psiquiatras) que defendem as duas principais correntes da questão mente-cérebro: a materialista e a não materialista. Cientes das controvérsias que permeiam o tema, a intenção é fazer com que o público tome conhecimento das recentes pesquisas e discussões e seja estimulado ao desenvolvimento de novas pesquisas.

“Historicamente, existem duas principais correntes a respeito desse debate. A materialista, que considera a mente como um simples produto da atividade do cérebro, e a não materialista, que vê a mente como alguma coisa além do cérebro, mas que se relaciona com o cérebro. O objetivo do projeto é fomentar o pensamento critico, porque, muitas vezes no ambiente acadêmico só se vê um dos pontos de vista, sem que seja possível conhecer o outro com qualidade.”

Almeida ministrará a palestra Mente como elemento irredutível, cérebro como instrumento, na mesa que debaterá Modelos da relação mente-cérebro, às 11h30. Entre os estudiosos presentes estarão o professor titular de Psiquiatria da  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Paulo Dalgalarrondo; o professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Wellington Zangari; e o neurocientista de renome internacional, atualmente vinculado à Universidade do Arizona (EUA), Mario Beauregard.

Confira a programação completa do Simpósio Internacional Mente-Cérebro, Espírito ou Alma?

Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível aqui

As vagas são limitadas e é preciso atentar-se aos valores de inscrição, que se alteram até o dia do evento. Estudantes pagam meia, mediante comprovante.

O projeto

O projeto Debate Mente-Cérebro na Psiquiatria Contemporânea, em que se insere o simpósio, terá duração de um ano e estão previstas atividades, que envolvem as áreas de psiquiatria, psicologia, filosofia, neurociência e história da ciência, para explorar como o problema mente-cérebro é apresentado e discutido no âmbito científico e filosófico. Confira as metas do projeto aqui.

Entre as atividades haverá um concurso de ensaios. Pesquisadores com doutorado e alunos de graduação e pós-graduação das áreas afins ao tema podem participar, respectivamente pela categoria sênior e estudante, enviando artigos sobre o problema mente-cérebro até 16 de outubro para humbertoschubert@yahoo.com.br.  Acesse mais informações sobre o Concurso de Ensaios 

Outras informações: Manifesto por um ciência pós-materialista 

A ciência não implica em visão materialista e determinista do ser humano

Nupes no Facebook