Luiz, Wellingto e Bruno - escola futebol Faefid - vão para exterior Foto Géssia Laine

Luiz Carlos Laudiosa, Wellington da Matta e Bruno Proton treinarão categorias de base  (Foto: Géssica Laine)

Dois estudantes da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e um ex-aluno se preparam para uma nova experiência no exterior. Welligton da Matta e Bruno Proton, que há dois anos atuam como treinadores na Escola de Formação de Futebolistas da Faefid, agora irão treinar categorias de base fora do país, um em Dubai e outro nos Estados Unidos. O professor Luiz Carlos Laudiosa, graduado na Faefid, também levará sua experiência no ensino de futebol para além das fronteiras do país.

Para Matta, essa será a primeira viagem para o exterior, o que aumenta a expectativa. Em Dubai, nos Emirados Árabes, trabalhará em uma franquia da Escola de Futebol de Ronaldinho Gaúcho, e diz estar vivendo uma mistura de felicidade e ansiedade. “É uma grande responsabilidade. Não só por ensinar, mas por levar o que aprendi aqui para lá, ainda mais numa escolinha de um ícone como Ronaldinho.”

Serão quatro meses iniciais de estadia, que Matta pretende estender. Sobre se adaptar numa cultura diferente, o estudante ressalta que no futebol em si não deve ter dificuldades, mas sim com a língua e o clima. “A comunicação lá vai ser em inglês. É oficialmente a segunda língua de Dubai e é muito usada. Mas aos poucos vou pegando um pouco do árabe. Já o clima é bem mais quente e seco, que afeta diretamente na prática do esporte.”

Graduado na UFJF, Luiz Carlos Laudiosa acompanhará Matta em Dubai. O treinador possui vasta experiência no exterior. Um desses trabalhos foi no Haiti, no Projeto Pérolas Negras, que levava o ensino de futebol para as crianças do país. “A minha expectativa para essa viagem é algo além até do futebol. Trabalhei e vi a realidade do país mais pobre das Américas e agora vou para um dos lugares mais ricos do mundo. Essa será uma grande experiência de vida.”

Futebol brasileiro nos Estados Unidos

Já com tudo pronto para a viagem, o estudante Bruno Bernardes Proton segue este mês para os Estados Unidos. Serão nove meses de contrato, retornando em dezembro. O graduando, que chegou a cursar Direito e decidiu mudar pelo amor ao futebol, se diz realizado com a nova conquista. “Decidi vir para a Educação Física para entender mais, me aprofundar no assunto. Aprendi a respeitar e ver como isso é algo muito maior que o jogo e agora quero passar adiante esse conhecimento.”

Nos Estados Unidos, Proton trabalhará com a mesma faixa etária com a qual trabalhou no projeto da UFJF, entre 13 e 17 anos, porém, destaca que a cultura norte-americana traz outros desafios. Além de treinar meninos e meninas, a questão física lá é encarada de modo mais intenso. “O principal é que lá, além de o futebol ser muito praticado pelas crianças, antes mesmo de serem apresentadas a esportes como basebol, existe uma atenção maior à questão física e tática. Os treinos são mais longos e os atletas mais aplicados. Será um grande aprendizado.”

O projeto na UFJF

A Escola de Formação de Futebolista da Faculdade de Educação Física e Desportos é um Projeto de extensão da UFJF que procura desenvolver novos talentos para o esporte em Juiz de Fora. O trabalho acontece há dois anos e hoje conta com mais de cem atletas nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17.

Para o coordenador do projeto, Marcelo Matta, o espaço é importante para as crianças, mas também rende frutos para a UFJF e para toda a cidade. “Percebemos que em Juiz de Fora há carência de um centro de treinamento que estimule as crianças a desenvolverem seus talentos. Chegar ao profissionalismo é difícil. Mas o trabalho estimula paralelamente o lado humano, que nessa idade deve ser desenvolvido.”

O professor ressalta que a experiência dos alunos no projeto e no exterior refletem em qualificação de bons profissionais e, assim, “a Universidade cumpre seu propósito com o projeto de extensão e sela seu compromisso com a  qualidade de ensino”. Ao mesmo tempo, ele vê as atividades como motivadoras de alunos que ingressam no ensino superior e veem na UFJF a perspectiva de crescimento.

São realizadas atividades todos os dias da semana, de acordo com a categoria, com turnos  pela manhã e à tarde, no campo da Faefid. Durante todo o ano são aceitos novos participantes. Os interessados podem se inscrever diretamente no campo e participarão de duas semanas de testes para serem efetivados.

Outras informações: (32) 2102-3266 (Faefid-UFJF)