(Foto: Franciane Lúcia)

A exposição apresenta trabalhos artesanais e busca dar ao público uma reflexão sobre a importância da tecelagem na cultura brasileira (Foto: Franciane Lúcia)

O Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF, programou para esse mês, a mostra “Tramas tecidas”. A exposição apresenta trabalhos artesanais e busca dar ao público uma reflexão sobre a importância da tecelagem na cultura brasileira. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 29 de abril. A entrada é franca.

A tecelagem é um ofício artesanal muito antigo, e acompanha a evolução da humanidade. Durante muitos séculos, a tecelagem manual foi uma atividade necessária e imprescindível para a fabricação de vestimentas e peças utilitárias do dia a dia. Os marinheiros das grandes navegações, por exemplo, teciam suas próprias meias e cachecóis na longa viagem pelos oceanos.

A confecção de roupas, lençóis, toalhas, entre outros tipos de tramas, exigia dos artesãos habilidades com artefatos e maquinários disponíveis naquele tempo como, por exemplo, a roca e o tear. Com a Revolução Industrial, a forma artesanal perdeu espaço para os tecidos confeccionados pela maquinaria moderna. No entanto, as tramas artesanais ainda resistem ao tempo e encantam pela beleza e rusticidade das peças fazendo
“Tramas tecidas” reúne peças confeccionadas de forma artesanal, em diversos tipos de materiais e técnicas. Rendas em diferentes tipos de pontos, bicos para bule e chaleira e miniaturas de rendeiras são alguns dos objetos que estarão à mostra, juntamente com as almofadas de bilros, utilizadas pelas rendeiras de diversas regiões do Brasil.
Destacam-se também as peças trançadas em fibras naturais, técnica utilizada no Brasil pelos índios, e que se popularizou por todo o país através das peças utilitárias como os cestos, as peneiras e os samburás. A exposição apresenta, ainda, chapéus, leques, abanos e sacolas feitas em fibra vegetal, cipó, palha e bambu.

Museu de Cultura Popular
Contando com mais de três mil peças, o Museu de Cultura Popular oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular. Agrupadas em coleções nacionais e estrangeiras, tendo destaque especial a cerâmica portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios. A cultura nacional é representada em seus ofícios, crenças e saberes. O Museu de Cultura Popular está localizado à Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura)
www.ufjf.br/forumdacultura