seja bem vindo

Serão muitas as descobertas que você, calouro, irá fazer durante o início da vida universitária. Para facilitar, reunimos aqui alguns dos seus primeiros passos.

1. Com a matrícula efetivada, agora é aguardar o primeiro dia de aulas. Antes disso, porém, você poderá consultar o Siga, o sistema que gerencia toda vida acadêmica do estudante, e descobrir seu horário de aulas. Essa informação estará disponível uma semana antes do início das aulas. Caso não conste a informação do número da sala, recorra à secretaria da unidade.

2. É aconselhável se informar, com antecedência, onde fica seu curso, e onde serão as aulas. Em Juiz de Fora, muitas das disciplinas dos primeiros períodos acontecem nos institutos de Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e de Artes e Design, e não não própria unidade. Veja aqui o mapa do campus. Já em Governador Valadares, as aulas funcionam de forma provisória em dois endereços diferentes. Prédio da Faculdade Pitágoras – Cursos de Ciências Sociais Aplicadas (Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia): Avenida Doutor Raimundo Monteiro de Rezende, 330 – Centro – 3º e 4º andar, e Campus II da Univale – Cursos de Saúde (Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Farmácia, Educação Física e Odontologia): Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário.

3. Se ainda estiver com dúvida, basta ir pessoalmente até a Central de Atendimento, no prédio localizado no centro do campus em Juiz de Fora. Também é possível entrar em contato pelos telefones (32) 2102-3911/ 3978 /3979.

4. Na primeira semana de aulas, faça sua carteirinha da UFJF. Ela poderá ser feita no andar superior do Restaurante Universitário do Campus de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, sendo emitida na hora. A carteirinha servirá para a utilização dos Restaurantes Universitários e para as Bibliotecas. Para atendimento das demandas do Campus Avançado em Governador Valadares uma equipe geralmente se desloca periodicamente a Juiz de Fora, em visitas previamente divulgadas pela unidade. Os alunos de GV devem aguardar mais informações sobre o procedimento.

5. Informe-se sobre a programação de recepção dos calouros. Ela foi planejada para que você conheça a UFJF e aproveite as oportunidades que a instituição oferece.

6. Fique atento ao edital de Apoio Estudantil. A divulgação da chamada para assistência através de bolsas e auxílios acontece logo no início do semestre. Acompanhe nesta página www.ufjf.br/proae.

7. Quem é de fora e precisa conseguir um lugar para ficar pode começar procurando nas redes sociais. Há muitos grupos que divulgam vagas em repúblicas.

8. O trote é proibido na UFJF, e o calouro não deve se sentir obrigado a participar. Se isso estiver acontecendo, procure a Central de Atendimento e denuncie.

Boa sorte!