fsfs

Marilourdes Trindade, 59 anos, foi aprovada ano passado, e teve a companhia da filha, Maria Francisca, de 17 anos, na matrícula na Universidade. Agora a filha se matriculou na companhia da mãe (Foto: Caíque Cahon)

“Aquela ali é minha filha. Ano passado, ela foi minha responsável. Este ano, eu que sou responsável dela”, dizia orgulhosa Marilourdes Trindade, 59 anos. Para incentivar a filha Maria Francisca, de 17 anos, Marilourdes decidiu, no ano passado, estudar junto e também fazer a prova do Enem em 2014. A mãe foi aprovada em primeiro lugar no curso de Geografia na UFJF. No mesmo ano, matriculou-se na Universidade na companhia de Maria, que não havia sido aprovada. Neste ano, a situação se inverteu. A mãe foi acompanhante da filha, aprovada na primeira chamada do Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism) para o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design. As duas eram o retrato da felicidade nesta terça-feira, 29, durante a matrícula dos alunos ingressantes pelo Pism, Vestibular e pela terceira e quarta chamadas do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) na UFJF.

Segundo o titular da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA) da UFJF, José Fonseca Marangon, as matrículas no campus de Juiz de Fora ocorreram conforme o previsto. Foram 750 alunos presentes nesta terça, em Juiz de Fora, e 250, em Governador Valadares. O mesmo número é esperado para esta quarta nos dois campi. O coordenador ressalta que é importante os alunos ficarem atentos no preenchimento de formulários e não esquecerem canetas para preencherem os papéis entregues no ato de matrícula.

Um universo de novas histórias de vida chega aos campi com expectativas e experiências pessoais, profissionais

Maury Paulino, 49, que trabalha como educador social em abrigos para menores, realizou o sonho de entrar no Bacharelado de Artes e Design (Foto: Caique Cahon)

Maury Paulino, 49, que trabalha como educador social em abrigos para menores, realizou o sonho de entrar no Bacharelado de Artes e Design (Foto: Caique Cahon)

e sociais. Enquanto para muitos, tudo é novidade, alguns tentam se aperfeiçoar no que já fazem e outros traçam novos rumos. Maury Paulino, 49, de Juiz de Fora, que trabalha como educador social em abrigos para menores, realizou sua matrícula pelo Sisu no Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design. Ele atua na área há 20 anos e resolveu fazer a faculdade como complemento ao seu trabalho. “O ensino superior vai me deixar a par de tecnologias novas e outras questões mais profundas”, observa.  

Outra que ingressa no curso é a estudante Mary Lima, 25. Ela chega do Rio de Janeiro, onde estava no quinto período de Fisioterapia. Escolheu a UFJF pela proximidade e pela estrutura, mas, por outro lado, se prepara para uma mudança de direção em sua formação profissional. “Buscava trabalhar com o que realmente gostava e, como sou ligada ao artesanato, optei por seguir o coração”, conta. O mesmo fez Carolina Lemonge, 19, de Juiz de Fora. Depois de ter se matriculado em Ciências Humanas, acabou mudando de ideia e optou pelo Bacharelado em Artes e Design. “Já pinto e ilustro e quero desenvolver meu trabalho”. Karyne Alexandra Campos, 21, de Conselheiro Lafaiete, aprovada no Sisu, também para Artes Design, é mais uma a seguir novo caminho. Ela conta que cursava o segundo período de Letras quando resolveu parar. “Artes sempre foi minha primeira opção e estou muito feliz com a mudança.”

Maria Clara Muniz, 17, de Petrópolis, por sua vez, diz ter recebido recomendações de um professor e, quando fez as provas do Pism para Artes e Design, ficou encantada com o campus. Agora vai sair de sua cidade, morar em república e iniciar uma nova fase em sua vida. “A experiência já está sendo marcante. Estou muito feliz”

Os próximos editais para registro on-line dos aprovados na terceira e quarta chamadas do Pism e quinta e sexta do Sisu saem nos dias 8 e 15 de abril. A matrícula presencial será no dia 20 de abril.

A matéria com horários de matrículas pode ser conferida aqui.