Apresentação acontece no dia 2 de abril (Foto:  Divulgação)

Conjunto de cordas apresenta de música barroca a composições contemporâneas, no dia 2 de abril (Foto: Divulgação)

Em celebração ao seu 87º aniversário, o Cine-Theatro Central recebe no próximo sábado, dia 2, a Orchestre d’Auvergne, que se apresenta como “uma formação à parte na paisagem musical das orquestras permanentes francesas”. Em curta turnê pelo Brasil, que inclui concerto na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, o grupo dirigido pelo jovem maestro espanhol Roberto Forés Veses reservou três obras para o programa de sua apresentação em Juiz de Fora, com composições de Bach, Mozart e Brahms – dentre as quais a Sérénade pour orchestre à cordes n° 13 “Petite musique de nuit” en Sol Majeur KV 525 terá execução exclusiva no Brasil para o público juiz-forano. A apresentação acontece às às 20h, no Cine-Theatro Central, com entrada franca.

O repertório desse conjunto de cordas se estende da música barroca a composições contemporâneas. Formada em 1981, a Orchestre d’Auvergne obteve reconhecimento tanto como grupo regional quanto como orquestra de câmara, destacando-se em inúmeros festivais na Europa e em outros continentes. São 21 músicos internacionalmente recrutados – cinco dos quais presentes desde a fundação, há 25 anos, e vários outros integrantes da equipe há mais de 15 anos. Essa excepcional estabilidade é reputada como uma das particularidades da Orchestre d’Auvergne, cuja excelência foi desenvolvida sucessivamente pelos diretores musicais Jean-Jacques Kantorow e Arie van Beek.

Versatilidade

Orchestre d’Auvergne obteve reconhecimento tanto como grupo regional quanto como orquestra de câmara, destacando-se em inúmeros festivais na Europa e em outros continentes (Foto: Divulgação)

Orchestre d’Auvergne obteve reconhecimento tanto como grupo regional quanto como orquestra de câmara, destacando-se em inúmeros festivais na Europa e em outros continentes (Foto: Divulgação)

Desde 2012, o grupo tem como diretor artístico e regente o espanhol Roberto Forés Veses, vencedor de prêmio especial do júri em competição de regência na Itália e laureado também na prestigiosa competição Evgeny Svetlanov, em Luxembourg. Versátil, o jovem maestro transita igualmente pelo repertório sinfônico e o operístico, como o comprova seu currículo, no qual se encontra a direção de óperas como Macbeth, Don Pasquale, Cosi fan tutte e La Bohème, dentre outras.

Sua carreira inclui trabalhos com o Théâtre du Bolchoï, o Teatro Regio de Torino, a Opera de Nice, a Orchestre National de Montpellier, a Orchestra Sinfonica di Milano Giuseppe Verdi, a Hague Residentie Symphonic Orchestra, e a New Russian State Symphony Orchestra. Além disso, Roberto Forés Veses dirigiu diversas orquestras, como a Orchestre National de Lyon, a Prague Philharmonia, a Moscow City Symphony – Russian Philharmonic, a Orquesta Filarmónica de Málaga, a Orchestre de Chambre de Paris et a State Academic Symphony Orchestra of Russia.

Patrimônio

O Cine-Theatro Central foi inaugurado em 30 de março de 1929, em solenidade que contou com a presença do presidente da então província de Minas Gerais, Antonio Carlos Ribeiro de Andrada, homenageado como um entusiasta da empreitada da Companhia Pantaleone Arcuri, além de autoridades diversas e da alta sociedade do município.

Com decoração interna artística do pintor italiano radicado em Juiz de Fora, Angelo Bigi, o Central foi palco para montagens de diversos gêneros ao longo de sua história, recebendo de temporadas líricas a shows populares, programas de auditório, festivais de música e cinema, dramas e comédias, espetáculos de balé e dança, entre outros. Foi um dos principais cinemas de Juiz de Fora, até ser tombado pelo patrimônio municipal, em 1983, e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e integrado ao patrimônio da UFJF em 1994.

Em 2014, teve início a maior intervenção realizada no espaço desde 1996, quando foram recuperadas as características originais do prédio. A atual restauração de manutenção recuperou fachadas, pinturas, janelas, pisos e ladrilhos hidráulicos e impermeabilizou marquises e terraços.

 

Orchestre d’Auvergne – Direção musical: Roberto Forés Veses

Maud Lovett (spalla)

Harumi Ventalon, Manuel Solans, Rodolphe Kovacs, Marta Petrlikova, Jean-Frédéric Tixier, Aurélie Chenille, Hélène Lenglart, Philippe Pierre, Raphaël Bernardeau, Robert McLeod (violinos)

Ralph Szigeti, Thérèse Lorrain, Isabelle Hernaïz, Cédric Holweg (violas)

Jean-Marie Trotereau, Takashi Kondo, Guillaume Grosbard, Cathy Antoine Constantin (violoncellos)

Patrick Hupin, Laurent Bécamel (contrabaixos)

Programa

Bach: Contrapunctus XIV (d’après l’Art de la Fugue) – (arr. Kalevi Aho)

Mozart : Sérénade pour orchestre à cordes n° 13 “Petite musique de nuit” en Sol Majeur KV 525

Brahms : Quintette à cordes n° 2 en Sol Majeur Opus 111

Outras informações:

Cine-Theatro Central:  (32) 3215-1400

Pró-reitoria de Cultura – (32) 2102-3964