(Foto: Caique Cahon)

Os alunos inscritos terão seus nomes divulgados pela UFJF (Foto: Caique Cahon)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última quinta-feira, 10, no Diário Oficial da União as regras para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2016. O exame esse ano será direcionado às áreas de saúde e aplicado no dia 20 de novembro em todas as universidades do país.

Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), há oito dos 13 cursos de ensino superior a serem avaliados: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Serviço Social. As inscrições para o Enade são feitas pelas instituições de ensino, no período de 15 a 29 de junho.

De acordo com o MEC, devem fazer a prova todos os alunos que terminam a graduação até julho de 2017 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima até o dia 31 de agosto de 2016. Estão dispensados os estudantes que estiverem cursando atividades curriculares no exterior, na data do exame, e aqueles que colarem grau até 31 de agosto.

De acordo com o diretor de Avaliação Institucional da UFJF, Vanderli Fava, os alunos inscritos terão seus nomes divulgados pela UFJF. Aqueles que não se enquadram no perfil de alunos automaticamente dispensados, caso estejam impossibilitados de fazer a prova, deverão apresentar uma justificativa de ausência, a ser analisada.

O Enade também vai avaliar os estudantes dos cursos de Agronomia, Biomedicina, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária e Zootecnia. Além dos cursos de Tecnólogo nas áreas de Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia, não oferecidos pela UFJF.

Outras informações: Portal Inep