books-933333_1920

Data para editais será divulgada em breve

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ganhou dois novos programas de pós-graduação este mês. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o  mestrado em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-funcional, da Faculdade de Fisioterapia e o doutorado em Educação Física – Exercício e Esporte, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Com os novos cursos, a  instituição passa a contar com 39 programas de mestrado entre acadêmicos e profissionais e 18 de doutorado. Este ano terá início a primeira turma do doutorado em Ciências Biológicas: Comportamento e Biologia Animal.

Fisioterapia
O programa da Fisioterapia contará com duas linhas de pesquisa: a primeira sobre desempenho cardiorrespiratório e reabilitação em diferentes condições de saúde, e a segunda sobre processos de avaliação e intervenção associados ao sistema neuro-músculo-esquelético. Serão 13 docentes responsáveis por 17 disciplinas e 20 projetos de pesquisa.

Inicialmente, serão oferecidas 12 vagas anuais, com início das aulas no segundo semestre letivo deste ano. O edital de seleção está previsto para ser lançado em junho, e as etapas do processo devem começar em julho.

Segundo a coordenadora do programa, Carla Malaguti, a proposta do mestrado estava em andamento há três anos e vem contando com o apoio da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da UFJF e da integração de docentes de outras unidades acadêmicas da instituição. “É uma conquista para a Faculdade de Fisioterapia e o resultado do trabalho árduo e coeso dos professores envolvidos”, afirma.

A proposta central do curso é a formação de futuros docentes e pesquisadores na área de reabilitação com capacidade crítica e reflexiva para atuar no ensino superior. O curso vem suprir a demanda de capacitação de professores na Zona da Mata, já que, em Minas Gerais, apenas as universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, oferecem atualmente programas de mestrado para profissionais de fisioterapia. Além da UFJF, as universidades federais de Alfenas, Uberlândia e do Triângulo Mineiro também tiveram cursos aprovados.

Educação Física
O doutorado em Educação Física – Exercício e Esporte conta com duas linhas de pesquisa: Atividade Física e Saúde e Estudos do Esporte e suas Manifestações. “A primeira, Atividade Física e Saúde, é voltada para a prevenção e tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, entre outras e estuda também o impacto do exercício físico na saúde. A outra linha, Estudos dos Esportes e suas Manifestações, estuda o esporte sob vários ângulos”, destaca Jorge.

O curso contará no total com 16 docentes, incluindo profissionais da UFJF e da UFV. A previsão é que o edital seja lançado entre os meses de abril e maio. A seleção está prevista para o mês de junho e o início das aulas em agosto. Embora seja um doutorado em Educação Física, profissionais da área da saúde também podem se inscrever.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFJF, professor Jorge Perrout, a aprovação do doutorado é resultado da dedicação de professores e alunos. “Nosso programa está completando dez anos de atuação [com o mestrado]. Estamos muito felizes pela aprovação, pois, é uma área difícil. Nos associamos à UFV, pois sozinhos teríamos dificuldades. Temos um relacionamento ótimo, tanto que ao longo dos anos fizemos o programa crescer e aprovar o doutorado.”

Em Minas Gerais, até então,  somente a  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) possuía o  doutorado na área. Recentemente, a UFJF, através da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) conseguiu a aprovação de mais dois mestrados.

Outras informações: (32) 2102-3843 (Faculdade de Fisioterapia)
(32) 2102-3291 (Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física)
Faculdade de Fisioterapia
Faculdade de Educação Física