Yoná já conheceu, via internet, muitos de seus novos colegas de turma (Foto: Caique Cahon)

A Universidade Federal de Juiz de Fora recebeu hoje os candidatos aprovados pelo Sisu, na chamada regular e nas duas convocações da Lista de Espera, para o primeiro dia de matrículas. O atendimento aos alunos, que começou às 8h30 da manhã dessa terça feira e foi encerrado às 15h, aconteceu no Anfiteatro da Reitoria.

Segundo o Coordenador de Assuntos e Registros Acadêmicos, José Fonseca Marangon, eram esperados 1.800 alunos, número próximo ao de 2015. Cerca de 25% dos estudantes não compareceram – o que já era esperado, uma vez que o Sisu permite ao candidato escolher entre duas opções de curso em diferentes universidades. O número de ausências reflete diretamente na quantidade de convocados para a próxima lista de espera. Segundo Fonseca, serão mais de 400 alunos convocados.

Entre os candidatos estava Rafaela Luiz Carvalho Barros, 17 anos, que veio de Catalão, GO, para matricular-se no Bacharelado Interdisciplinar de Artes e Design. Ela enfrentou uma maratona de 14 horas para chegar até Juiz de Fora e teve alguns percalços pelo caminho, incluindo um voo perdido e a falta de alguns documentos. Com tudo resolvido em tempo, ela conta que está ansiosa pelo início das aulas. “Minha mãe está bastante preocupada com a escolha, por ter que ficar longe de mim, mas a grade curricular do curso e a UFJF pesaram na minha decisão”, contou Rafaela, que entrou por ampla concorrência.

Yoná Andrade, 17 anos, teve ajuda do grupo de calouros criado no Facebook para organizar os documentos e, por meio do mesmo grupo, já conheceu seus colegas de classe. Para ela, que vem de Alfenas, é um passo importante para se estabelecer em Juiz de Fora. Marco Aurélio, 63 anos, matriculou-se no curso Bacharelado Interdisciplinar de Artes e Design. Ele, que já é Bacharel em Ciências Militares e Engenheiro Mecânico, estava a procura de um curso que lhe desse prazer em conhecer mais. “Quanto mais estudo, mais percebo que nada sei”, disse ele, que tem afinidade com as artes e acredita que encontrará professores competentes. A possibilidade de interagir com os jovens é uma experiência que o agrada.

Pela manhã matricularam-se os alunos dos cursos de Ciência da Computação, Química, Ciências Exatas, Nutrição, Administração, Engenharia Computacional, Engenharia Mecânica, Estatística, Filosofia, Jornalismo, Matemática, Ciências Econômicas e Física. À tarde foi a vez dos candidatos aos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, Engenharia Elétrica, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção.

Nesta quarta, se matriculam calouros dos cursos Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Fisioterapia, História, Pedagogia, Serviço Social, Letras, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental Sanitária, Psicologia, Enfermagem, Odontologia,  Medicina Veterinária, Direito, Educação Física e Geografia, Farmácia e Medicina. A orientação é para que todos estejam atentos ao fato de que os documentos necessários para matrícula devem ser apresentados em cópia (os originais servem apenas para conferência). É  também recomendado que os calouros tragam caneta para adiantar o preenchimento dos formulários entregues a eles no momento da matrícula.

Nos dias 29 e 30 de março será feita a matrícula presencial dos aprovados pelo Pism.