central_noite

Projetos selecionados vão ocupar teatro em abril de 2016 e março de 2017

Candidatos inscritos no Edital de ocupação artística e cultural do Cine-Theatro Central já podem conferir o resultado parcial do processo seletivo, divulgado pela direção do espaço.

Dentre 72 candidatos que concorriam às 80 vagas disponibilizadas para inscrição imediata, 65 foram aprovados para apresentação no teatro entre 1º de abril de 2016 e 31 de março de 2017. Outras três propostas se classificaram como suplentes – para o caso de haver impedimento ou desistência entre os selecionados – e quatro foram reprovadas.

Do total de projetos aprovados, 24 são para formaturas, 18 são espetáculos de dança, 14 são musicais, 11 são apresentações de teatro, três são montagens e ensaios e duas são concursos de beleza. Os projetos inscritos foram avaliados pelo Conselho Diretor do Cine-Theatro Central, que decidiu com base em quatro critérios: análise da proposta; viabilidade técnica; relevância da realização no contexto local e diversidade das propostas.

Os candidatos que tiveram sua proposta recusada têm agora prazo até o próximo dia 2 de março para interposição de recurso. O resultado final será conhecido até 4 de março.

Demanda espontânea
Nesta segunda edição da Chamada Pública para ocupação artística e cultural do Cine-teatro – a primeira foi lançada em 2015 –, a quantidade de datas disponibilizadas foi ampliada para 160 dias, dos quais 50% são para inscrição imediata de projetos, correspondendo ao resultado divulgado nesta quarta.

O edital reserva ainda 65 datas (40,6%) no período para a chamada demanda espontânea, uma reserva para produtores que solicitarem a ocupação do teatro nas datas remanescentes da agenda. As inscrições para a demanda espontânea poderão ser feitas de modo contínuo a partir de 5 de março de 2016 e até 1º de março de 2017, desde que com antecedência mínima de 30 dias do evento.  

Além disso, o edital prevê 15 vagas (9,4%) para o projeto Luz da Terra, voltado para a democratização do acesso ao Central por produtores de Juiz de Fora com atividades artísticas e culturais a preços populares. A ocupação dessas vagas será decidida através da edital próprio, com lançamento previsto para acontecer no início de março.