A Universidade Federal de Juiz de Fora lamenta a ocorrência de mais um ato de violência no interior de seu campus, na manhã da última terça-feira, 23. Para coibir situações como esta, a instituição busca o aprimoramento de sua política de segurança, com a capacitação dos agentes envolvidos, para que sejam capazes de atuar contra opressões em geral – e também em ocorrências de machismo, homofobia, transfobia – promovendo a proteção de todos, sobretudo pessoas em situação de maior vulnerabilidade dentro da Universidade.

Como parte desta política, foi instaurado, no fim do ano passado, um Fórum de Segurança na UFJF, que tem como objetivo promover uma segurança mais preventiva, democrática e educativa no campus, abrindo espaço para maior participação dos alunos e das alunas em processos de decisões de questões estratégicas para a Universidade. “Mais que policiar, precisamos promover uma segurança pedagógica, atuando com base em políticas de educação e prevenção”, destacou o vice-reitor no exercício da Reitoria, Marcos Chein.

O caso, cuja investigação já foi iniciada pela Polícia Civil, continua sendo acompanhado pela Diretoria de Segurança da UFJF e seus desdobramentos serão informados à comunidade. “A Universidade não tem o objetivo de ocultar essas informações, com receio de prejuízo para sua imagem. Queremos acompanhar a apuração dos fatos e debater com a sociedade medidas eficazes para ampliar a segurança na instituição e em seu entorno. E mais do que isso: assumir a sua responsabilidade e lutar efetivamente por uma politica de segurança livre de opressões”, destaca Chein.