Professor Maikel Yusat Furones - Departamento de Física (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Professor Maikel Yusat Furones coordena a organização do seminário (Foto: Caique Cahon/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe entre os próximos dias 23 e 26, a segunda edição do Seminário Físico-Química na América Latina. O evento é aguardado por pesquisadores por reunir o conhecimento de duas grandes áreas da ciência e por poder induzir o intercâmbio de estudos, pesquisadores e campos de trabalho. As inscrições para participação como ouvinte ainda estão abertas por meio de formulário no site do evento

Nesta edição, os principais temas a serem abordados são: métodos de cálculo de estrutura moleculares; métodos experimentais de espectroscopia molecular, que permite a análise mais precisa de materiais, como a presença de componentes tóxicos em alimentos; colisões moleculares; efeitos solventes; estudos de cinética das reações químicas e ciclos cinéticos na química atmosférica e da combustão – a exemplo de gases de efeito estufa.

A programação traz seis palestras e 13 apresentações de trabalhos. Entre os palestrantes estão os professores do Uruguai Oscar Ventura, da Universidade da República, e da Argentina Carlos Omar Della Védova, da Universidade Nacional de La Plata. O pesquisador argentino abordará técnica experimental de análise usada na química e na física, chamada “isolamento de matriz”, que possibilita melhor compreensão das amostras analisadas.

O encerramento é com o professor Marco Antônio Chaer Nascimento, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que desenvolve estudos sobre estrutura e modelagem molecular, como o desenho de inibidores de proteínas (que podem atuar no combate a doenças) e de novos materiais. O professor recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República, em 2005, e a Medalha Walter Baptist Mors da Sociedade Brasileira de Química, em 2011.

União
Em busca da convergência entre duas grandes áreas, o evento inspira-se na junção realizada pelo físico e químico inglês Michael Faraday (1791-1867), conhecido por seus estudos, em maioria, relacionados à eletrólise, mas que contribuiu com pesquisas tanto para a física quanto para a química. Conforme o coordenador do evento, professor Maikel Yusat Furones, normalmente os eventos tendem a separá-las e é importante a percepção de que são áreas afins e, portanto, é possível que se complementem. Segundo o professor, o Seminário tem a pretensão de ser um facilitador para que o intercâmbio entre as áreas ocorra.

E não é apenas essa relação entre campos de conhecimento mas também entre centros de pesquisa. A opção por um evento latino demonstra o interesse de lidar com problemas e soluções comuns em ciência, tendo como base as semelhanças sociopolíticas do continente e discutir o fato de a cercania geográfica facilitar futuras parcerias científicas. Há inclusive edital da Capes aberto para fomentar essas possibilidades colaborativas. 

O professor Maikel Yusat explica que há pouca integração entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estudos que convergem as duas áreas, mas reconhece que há potencial humano importante na UFJF, em físico-química. E esse potencial precisa se inteirar das pesquisas que vem sendo feitas em outras regiões, para que possam tomar dianteira em projetos, bem como dialogar com outros estudiosos. 

O prazo para apresentação de trabalhos no evento está encerrado. As atividades ocorrerão no Prédio Itamar Franco da Faculdade de Engenharia da UFJF, no campus.

Outras informações: (32) 2102-3307 – ramal 239
fqal2016@gmail.com
Seminário Físico-Química na América Latina