(Foto: Géssica Leine)

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 17 e 18 de fevereiro (Foto: Géssica Leine)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou o edital de retificação para preenchimento das vagas ociosas nos cursos de graduação nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. São 555 vagas para 38 cursos. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 17 e 18 de fevereiro, nas centrais de atendimento da UFJF dos dois campi (Em Juiz de Fora, das 9h às 20h e em Governador Valadares das 8h às 18h). Os editais haviam sido suspensos por uma determinação do Ministério Público Federal que solicitou a inclusão de prazo para solicitação de isenção de taxa.

Podem fazer o pedido de isenção os candidatos cuja família tenha renda mensal per capita de até meio salário mínimo, ou com a renda familiar mensal de até três salários mínimos. Também no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos ( Cdara) estão disponíveis as orientações para o pagamento da taxa.

Os candidatos que irão se inscrever para as modalidades de transferência e ingresso como graduado e queiram solicitar a isenção da taxa devem apresentar a via original da Folha de Resumo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), cópia do cartão que conste o Número de Identificação Social (NIS), nome completo do candidato, juntamente com o Formulário Socioeconômico, disponível no Anexo 1 do edital, impresso e preenchido pelo interessado.

Caso a família não esteja cadastrada no CadÚnico, o responsável pela unidade familiar deve buscar orientação no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência ou na Prefeitura Municipal, pelo setor responsável.

Levando em conta a determinação do Ministério Público Federal e o curto espaço de tempo entre o pedido de cadastro no (CadÚnico) e o prazo de inscrições na UFJF, como alternativa, é possível apresentar a documentação listada no item 2.4 do edital de retificação.

No dia 25 de fevereiro, sai o resultado dos pedidos de isenção de taxa. Caso o pedido do candidato seja indeferido, o pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito entre os dias 26 e 29 de fevereiro. Caso o pagamento não seja efetuado, o candidato será considerado desistente no processo seletivo.

Inscrições

Os documentos que serão apresentados no ato da inscrição variam de acordo com a modalidade. No site da Cdara, constam  informações sobre quais são exigidos. O preenchimento das vagas ociosas é voltado para os interessados que se enquadram nos grupos de reinscrição, mudança entre campi, graduados na UFJF que cursaram com aproveitamento pelo menos 50% da carga horária total do curso pretendido, transferência e graduados em geral.

É de inteira responsabilidade do candidato a entrega da documentação exigida. As centrais de atendimento não farão a conferência dos mesmos.

As inscrições realizadas pelos candidatos entre os dias 3 e 4 de fevereiro permanecem válidas, não sendo necessário se inscrever novamente.

O novo prazo de inscrições no processo equivalem aos editais  Nº 1, 2, 3, 4 e 5 e seguirão as regras já descriminadas. Apenas serão aceitos pedidos para uma modalidade e para um curso.

O resultado será entregue  através de ofício, enviado apara o endereço preenchido em cada requerimento. Os candidatos que concorrem como excedentes devem aguardar a publicação do Edital de Reclassificação.

O candidato selecionado para ingressar na UFJF deverá apresentar, além dos documentos necessários para matrícula, declaração de próprio punho de que não é beneficiário do ProUni, e que não possui nenhum vínculo acadêmico em curso de graduação em outra instituição de ensino pública. O candidato selecionado que tenha cursado disciplina(s) em outra IES deverá apresentar o(s) conteúdo(s) programático(s) para fins de aproveitamento.

Leia mais

UFJF abre inscrições para preenchimento de 555 vagas ociosas de graduação

Editais de vagas ociosas estão suspensos

Outras informações: Editais de vagas ociosas

Central de Atendimento da UFJF:

Juiz de Fora: (32) 2102-3989 / (32) 2102-3979

Governador Valadares: (33) 3301-1000