Laboratório de Análise de Água e Alimentos

Análises laboratoriais físico-químicas e microbiológicas são oferecidas para pessoas físicas, empresas e órgãos públicos (Foto: Caique Cahon)

Você já parou para pensar na qualidade da água e alimentos que está consumindo? Saber de onde vem e o que pode estar contaminando o produto que chega até a sua casa é a preocupação de muitos cidadãos e empresas pelo mundo todo. Pensando em uma alternativa para atender essa demanda em Juiz de Fora e região, o Laboratório de Análise de Água e Alimentos (Laaa), vinculado ao Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desenvolve análises laboratoriais físico-químicas e microbiológicas de amostras de águas e alimentos a custos reduzidos.

O prazo para entrega do resultado das análises é de até 15 dias úteis (Foto: Caique Cahon)

O prazo para entrega do resultado das análises é de até 15 dias úteis (Foto: Caique Cahon)

Quem pode solicitar uma análise?

Segundo o professor responsável por coordenar o Laboratório, Humberto Moreira Húngaro, os serviços são direcionados a atender a “comunidade em geral, desde pessoas físicas até empresas e órgãos públicos”. Dessa forma, o material analisado pode ser direcionado ao consumo humano, de indústrias, farmácias, hospitais e outros laboratórios. “Geralmente, o perfil de pessoas que procuram o laboratório são representantes de pequenas empresas ou moradores que possuem nascentes ou poços artesianos em suas residências”, aponta Húngaro.

Existe contaminação: e agora?

Os resultados das análises são os mais variados e não há um tipo comum de incidências, revela o coordenador Humberto Húngaro. “É importante reforçar que o fato de uma amostra estar contaminada ou com conclusão negativa não significa que a responsabilidade é da companhia de abastecimento”, alega. Ele também explica que a contaminação pode se dar pela “falta de limpeza em caixas de água, rompimento de canos, animais ou insetos que o entraram em contato com o material”.

A partir dos estudos e resultados, a equipe do Laboratório aponta para os clientes onde está localizado o chamado “ponto de atenção”, ou seja, o que oferece o maior risco à saúde ou mais resistência à implementação de medidas de controle. O coordenador complementa que o laboratório oferece indicações de locais especializados em realizar consultorias sobre como lidar com as contaminações identificadas nas amostras.

Laboratório também oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver produções científicas (Foto: Caique Cahon)

Laboratório também oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver produções científicas (Foto: Caique Cahon)

Parceria com alunos

Em atividade há 17 anos e se caracterizando como um dos projetos de extensão da UFJF, o Laboratório conta, para a execução dos seus serviços, com uma equipe de professores, técnicos e alunos bolsistas. Além de participar das análise, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver produções científicas acerca do trabalho realizado no Laboratório, que também abre suas portas para demais atividades da faculdade de Farmácia, abrangendo desde aulas práticas até o desenvolvimento de projetos da empresa júnior do curso, a Ecofarma.

Horários, prazo e orçamento

O Laboratório recebe as amostras trazidas pelos clientes apenas nas segundas, terças e quartas, durante o período da manhã, entre 8h e 12h. Os interessados devem ligar com antecedência para o número (32) 2102-3804 e realizar seu agendamento, escolhendo entre as opções de análise microbiológica ou físico-química.

Coordenador do laboratório alega que o mesmo protege as informações dos clientes e se compromete com os resultados (Foto: Caique Cahon)

Coordenador do laboratório alega que o mesmo protege as informações dos clientes e se compromete com os resultados (Foto: Caique Cahon)

Em média, a equipe avalia cerca de 72 amostras por mês. O custo para a análise varia de acordo com o tipo de amostra apresentado de água ou alimento, sendo necessário entrar em contato com o Laboratório, também pelo telefone (32) 2102-3804 ou através do site, para realizar uma previsão orçamentária para cada cliente. O prazo pedido para entrega do resultado é de até 15 dias úteis. “Nós asseguramos a veracidade dos resultados obtidos e nos comprometemos a proteger as informações confidencias e o direito de propriedade dos nossos clientes”, afirma o coordenador.

Outras Informações:

(32) 2102-3804 (Laboratório de Análise de Alimentos e Águas)