Editais abrangem todas as áreas em programas de pós-graduação conceituados na Universidade (Foto: Caique Cahon)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com um número expressivo de programas de mestrado e doutorado com inscrições abertas para ingresso em 2016. Mestrado em Direito e Inovação e Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas: Comportamento e Biologia Animal encerram suas inscrições já nesta sexta-feira, 15 de janeiro. Os demais têm prazos diferentes.

No programa de Mestrado Acadêmico em Direito e Inovação são oferecidas 15 vagas, seguindo duas linhas de pesquisa: Direito, Argumentação e Inovação e Direitos Humanos e Inovação. A inscrição deve ser feita pelos Correios, via Sedex, até 15 de janeiro. Para mais informações, leia o edital aqui.

No programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas: Comportamento e Biologia Animal serão oferecidas até 20 vagas para o curso de mestrado e 12 para o de doutorado. O período de inscrição tanto presencial, quanto por correspondência, vai até 15 de janeiro. Para mais informações, leia o edital aqui.

Outros cursos com vagas abertas

O programa de Mestrado em Química oferece até 22 vagas. O curso seguirá cinco linhas de pesquisa: Físico-Química (oito vagas); Química Analítica (duas vagas); Química Inorgânica (quatro vagas); Química Orgânica (cinco vagas); e Educação em Química (três vagas). Para o Doutorado em Química são oferecidas até 14 vagas, com linhas de pesquisa nas diferentes sub-áreas da Química (Físico-Química, Analítica, Orgânica, Inorgânica e Educação em Química). A inscrições para ambos os programas devem ser feitas pessoalmente até o dia 22 de janeiro, das 9h às 11h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira, excluídos feriados e recessos acadêmicos, na secretaria do Instituto de Ciências Exatas (ICE). Leia o edital do mestrado aqui e do doutorado aqui.

No programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva serão oferecidas até 18 vagas para o curso de mestrado e 13 para o de doutorado. O Mestrado segue as seguintes linhas de pesquisa: Política, Gestão e Avaliação do Sistema Único de Saúde e Processo Saúde-Adoecimento e seus Determinantes. O Doutorado, por sua vez, segue as linhas Política, Gestão e Avaliação de Sistemas e Programas de Saúde. E Processo Saúde-Adoecimento e seus Determinantes. As inscrições para os dois programas vão até 22 de janeiro. Leia o edital do mestrado e o edital do doutorado.

Os interessados em cursar Mestrado em Ambiente Construído da Faculdade de Engenharia devem se inscrever até dia 25 de janeiro, de 9h às 12h e de 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. Estão em aberto 21 vagas e o curso seguirá três linhas de pesquisa: Projeto do Ambiente Construído; Técnicas do Ambiente Construído; Gestão do Ambiente Construído. Confira o edital.

No programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Brasileira serão oferecidas até 13 vagas para o curso de mestrado e 15 para o de doutorado. A inscrição vai até o dia 28 de janeiro de 2016. Leia o edital.

No programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas: Imunologia e Doenças Infecto-Parasitárias/Genética e Biotecnologia serão oferecidas até 14 vagas para o curso de mestrado e oito para o de biologiadoutorado. O período de inscrição presencial vai até 29 de janeiro, enquanto por correspondência, até o dia 25 de janeiro de 2016. Para mais informações, leia o edital aqui.

No programa de Mestrado Acadêmico em Engenharia Elétrica são ofertadas 30 vagas, seguindo a linha de pesquisa em Áreas de Sistemas de Energia Elétrica e Áreas de Sistemas Eletrônicos. Para o Doutorado, há a disponibilidade de 16 vagas. As inscrições vão até 4 de fevereiro de 2016. Para mais informações, leia o edital.

O Programa de Pós-Graduação em Física tem 15 vagas para o Mestrado e até 25 para o Doutorado. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 11h30 e de 13h às 15h, na Secretaria de Pós-Graduação do Programa de Física, que fica no prédio do Instituto de Ciências Exatas (ICE). Leia o edital.

No programa de Mestrado Acadêmico em Administração, são oferecidas 12 vagas, no campo da Gestão das Organizações, dividida em duas linhas de pesquisas: Gestão, Tecnologias e Processos e Indivíduo, Organizações e Sociedade.  O período de inscrição será de 11 de fevereiro a 11 de março de 2016, de forma presencial, e de 11 de fevereiro de 2016 a 4 de março de 2016, de forma não presencial, enviando a documentação completa pelos Correios. Para mais informações, leia o edital aqui.

O Mestrado Profissional em Administração Pública ofertará 15 vagas, direcionadas para candidatos com curso superior em qualquer área de graduação. O curso será articulado com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Mais informações aqui.