UFJF-no-Sisu-2Confira as principais dúvidas dos candidatos sobre a seleção de 1.792 vagas de 55 cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu):

1 – O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Nesta edição do Sisu, podem concorrer quem fez o Enem 2015.

2 – Como funciona o Sisu?

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição – que está restrita àqueles que não tenham tirado nota zero na Redação. O prazo para se candidatar é de 11 a 14 de janeiro, exclusivamente pela internet na página do Sisu. O candidato pode escolher dois cursos como primeira e segunda opções e precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas aos grupos de acesso (cotas). Durante o período de inscrição, é permitido alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao fim da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2015 e eventuais ponderações. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência.

Após a chamada única regular do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no site no período de 18 a 29 de janeiro.

3 – Quem pode participar do Sisu?

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem 2015 e que tenham obtido nota acima de zero na Redação.

4 – O que é necessário para fazer a inscrição no Sisu?

O candidato deve acessar o site do Sisu, clicar em “Fazer inscrição” e informar o número e a senha de inscrição no Enem 2015. É preciso ficar atento aos documentos que a UFJF exige para a realização da matrícula, no caso de aprovação. Essas informações serão fornecidas pelo sistema no ato de inscrição.

O  candidato deve acessar o site do Sisu, clicar em "Ver meu boletim" e escolher participara da lista (Foto: Stefânia Sangi)

O candidato deverá escolher a UFJF na guia referente às instituições de ensino (Foto: Stefânia Sangi)

5 – Como escolher a UFJF no sistema?

O Sisu tem um campo para buscar vagas por município, instituição e curso. Ao se inscrever, o candidato deverá escolher a UFJF na guia referente às instituições de ensino. A partir disso, aparecerão os cursos e as vagas ofertadas.

6 – Quais são as modalidades de concorrência do Sisu?

As vagas são divididas entre grupos voltados para as ações afirmativas (cotas) e ampla concorrência. Dentro das ações afirmativas, o candidato deve fazer a opção considerando os seguintes perfis:

a) Candidatos com renda familiar bruta por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
b) Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
c) Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
d) Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

7 – O que são esses cursos interdisciplinares?

Dentro da listagem de cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora no Sisu, há a possibilidade de cursar um dos três Bacharelados Interdisciplinares (BIs): Artes e Design, Ciências Humanas e Ciências Exatas. Os BIs constituem uma alternativa e renovação da arquitetura curricular das universidades brasileiras. O aluno passa por um primeiro ciclo, com duração de dois anos e meio a três anos, de formação abrangente e formado por disciplinas de diversas áreas, tendo a liberdade para montar a sua própria grade curricular. O objetivo é fornecer ao aluno uma base interdisciplinar e maturidade na escolha do curso profissional.

Ao final do primeiro ciclo, o estudante recebe o título de bacharel e pode encerrar a sua formação ou prosseguir para o segundo ciclo, conquistando, dentro de quatro ou cinco anos, um diploma profissionalizante da área escolhida.

Saiba mais sobre os Bacharelados Interdiscilplinares da UFJF.

8 – Não encontrei alguns cursos, como Turismo. Onde estão?

Turismo, por exemplo, está no segundo ciclo de Ciências Humanas e o ingresso é feito exclusivamente pelo Bacharelado Interdisciplinar, assim como cursos de Ciência da Religião, Ciências Sociais, Moda, Artes Visuais, entre outros.

Refeições (almoço e jantar) a preços acessíveis, de R$ 1,40, são apontadas como vantagens de estudar na UFJF

Refeições (almoço e jantar) a preços acessíveis, de R$ 1,40, são apontadas como vantagens de estudar na UFJF

9 – O que a UFJF oferece a seus alunos?

Além de ter quatro cursos como os melhores do Brasil e figurar entre as 20 melhores universidades do país e ser uma das três melhores do Estado de Minas Gerais, a UFJF oferece diversas oportunidades em diversos campos da graduação, como a Iniciação Cientifica, Projetos de extensão, Bolsas de Apoio e Treinamento Profissional, Intercâmbio Empresas Juniores, entre outras.  

Conheça as vantagens de estudar na UFJF.

10 – Como funciona o sistema de cotas?

A Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, garante a estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas a reserva de 50% das vagas, por curso e turno, e já está regulamentada pelo Decreto nº 7.824/2012, que define as condições gerais e a sistemática de acompanhamento das reservas de vagas. Há, também, a Portaria Normativa nº 18/2012, do Ministério da Educação, que estabelece os conceitos básicos para aplicação da Lei, prevê as modalidades das reservas de vagas, fixa as condições para concorrer às vagas reservadas e estabelece a sistemática de preenchimento.

Das vagas reservadas pelas instituições para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, metade é destinada a estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (per capita). O preenchimento das vagas leva em conta ainda a autodeclaração de cor ou raça. Ou seja, um percentual das vagas é reservado a estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas em proporção igual à de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação onde está localizada a instituição, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

11 – Quais cursos da UFJF oferecem mais vagas?

O curso de Ciências Exatas tem 171 vagas; o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, 121; e o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, 87. Essas opções dão acesso a outros 16 cursos de segundo ciclo, como Turismo, Ciências Sociais e Cinema, Engenharia Computacional. Em Governador Valadares, o curso que possui mais alto número de vagas é o de Ciências Contábeis, com 35.

12 – O que significa a sigla ABI inserida ao lado da opção de curso no Sisu?

A sigla ABI significa Área Básica de Ingresso. Quem optar por um dos cursos cumprirá um ciclo básico de disciplinas, e depois irá optar pela habilitação desejada: bacharelado ou licenciatura.

13 – Quantas chamadas são feitas no Sisu?

Apenas uma. Em anos anteriores, eram realizadas duas, mas desde o ano passado os candidatos não classificados passam automaticamente para a lista de espera. Deixando o processo mais rápido e de responsabilidade das instituições de ensino. O resultado é publicado no site do Sisu.

Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro, em locais a serem divulgados posteriormente (Foto: Stefânia Sangi)

Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro, em locais a serem divulgados posteriormente (Foto: Stefânia Sangi)

14 – Quando serão as matrículas?

O resultado da chamada única será divulgado no dia 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro, em locais a serem divulgados posteriormente pela UFJF.

15 – Como funciona a Lista de Espera?

Os candidatos não selecionados em sua primeira opção na chamada regular podem manifestar interesse em participar da lista de espera. Aqueles que foram aprovados apenas na segunda opção também poderão entrar nessa lista.

16 – Onde e quando será publicada a relação de inscritos na Lista de Espera?

No dia 5 de fevereiro estará disponível no site da CDARA.

17- Como fico sabendo a nota de corte?

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos e só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição. Acompanhe as parciais dos 15 mais concorridos aqui!

18 – Após a divulgação da Lista de Espera, a UFJF fará novas convocações?

Sim, a UFJF faz editais de reclassificação e serão publicados posteriormente no portal.

19 – O candidato tem duas opções de curso na chamada única, inclusive na lista de espera?

Não. O candidato que desejar participar da lista de espera fará a opção de apenas um dos cursos previamente escolhidos.

20 – A UFJF utiliza peso diferentes para conteúdos do Enem 2015?

Não. A UFJF trabalha com a média aritmética, dando o mesmo peso para todas as notas  das áreas de conhecimento do Enem.

21 – Em caso de empate entre os candidatos, quais são os critérios de desempate?

Caso ocorra empate entre dois ou mais candidatos, os critérios de desempate são: maior nota obtida na redação; maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

22 – É possível estudar na UFJF e em uma instituição de ensino particular?

Sim. Não há restrição quanto a isso.

(Foto: Caique Cahon)

As aulas do primeiro semestre de 2016 se inciam em 4 de abril (Foto: Caique Cahon)

23 – Já faço faculdade em instituição pública. É possível cursar junto com uma da UFJF?

Não. É proibido por lei ocupar duas vagas em instituições públicas.

24 – Quando começam as aulas do primeiro semestre de 2016?

As aulas do primeiro semestre de 2016 se inciam em 4 de abril

25– Vagas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Música não aparecem no Sisu. Por quê?

Porque exigem prova de habilidades específicas. A seleção é feita com base na aptidão do candidato verificada nesse exame, e a classificação é conforme a nota do Enem 2015. As provas de habilidades já ocorreram. O resultado será conhecido no dia 12 de fevereiro, a partir das 11h, no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese).

Tem alguma dúvida que não está aqui? Curta nossa página Estude na UFJF e nos envie inbox!

Atualizada em 14/01 às 12h25