books-933333_1920

Novos cursos são em Administração; há oportunidades em aberto para diversas áreas de conhecimento

A Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) obteve em dezembro a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) para mais dois mestrados – Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap/Andifes). Com este último, a UFJF vai integrar uma rede de instituições públicas que ofertam mestrado com este perfil.

O Mestrado Acadêmico será concentrado em Gestão de Organizações, dividida em duas linhas de pesquisa: Gestão, Tecnologias e Processos Organizacionais; e Indivíduo, Organizações e Sociedade. São ofertadas 12 vagas, para candidatos com curso superior em qualquer área de graduação.

O Mestrado Profissional em Administração Pública ofertará 15 vagas, também direcionadas para candidatos com curso superior em qualquer área de graduação. O curso será articulado com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e ofertado nos mesmos moldes do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) e do Mestrado Profissional em Letras (Profletras).

Os dois cursos serão oferecidos presencialmente, com duração de dois anos, tendo exigências de um número de disciplinas, defesa e dissertação. Para o Profiap, o mestrando deverá se submeter a um Exame Nacional de Qualificação. Mais informações aqui.

Uma das etapas de seleção para ambos os cursos será o Teste da Anpad, exame aplicado para acesso a programas de pós-graduação em Administração no Brasil. A próxima edição do teste acontece em 21 de fevereiro. As  inscrições estão abertas – saiba mais sobre esse teste aqui.

Os editais dos programas de mestrado estão previstos para serem lançados em breve, e o início das aulas será em maio. “Essa era uma demanda antiga da região de Juiz de Fora e uma ambição da Faculdade há muito tempo para suprir essa carência da área”, diz o diretor da Faculdade de Administração, Gilmar José dos Santos. Ele destaca o público-alvo de cada modalidade: “No Mestrado Acadêmico são pessoas formadas em qualquer área e que possuam interesse de atuar em carreira acadêmica. No mestrado profissional o foco é mais especifico para quem já atua ou quer atuar em organizações públicas”.

O professor Danilo Sampaio, coordenador do Mestrado Acadêmico, destaca que a expectativa a respeito do início das aulas é a melhor possível: “De uma vez só, tivemos dois mestrados aprovados na Capes. Não existia esses cursos na região de Juiz de Fora e os alunos tinham que viajar para outros estados para cursarem. Fomos aprovados sem ressalvas, com o conceito 3, que é o conceito inicial.”

Com a criação destes dois novos cursos a UFJF passa a ter 38 cursos de mestrado.

Inscrições abertas na Física, na Engenharia, e na Saúde Coletiva

Dois mil e dezesseis começa com um número expressivo de vagas abertas nos cursos de mestrado e doutorado da UFJF. O Programa de Pós-Graduação em Física tem 15 vagas para o Mestrado e até 25 para o Doutorado. As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 11h30 e de 13h às 15h, na Secretaria de Pós-Graduação do Programa de Física, que fica no prédio do Instituto de Ciências Exatas (ICE). Leia o edital.

Os interessados em cursar Mestrado em Ambiente Construído da Faculdade de Engenharia devem se inscrever até dia 25 de janeiro, de 9h às 12h e de 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. Estão em aberto 21 vagas. Confira o edital.

Já o Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva e o Doutorado em Saúde Coletiva estão com inscrições abertas entre até o dia 22 de janeiro. Nos editais de Mestrado, que oferece 18 vagas, e de Doutorado , 13 vagas, estão as orientações sobre as inscrições.

Além desses programas, que recebem inscrições a partir desta segunda, 4 de janeiro, outros editais estão em aberto desde o fim de 2015. Conheça as vagas:

Mestrado Acadêmico em Direito e Inovação
Vagas: 15
Linhas de pesquisa: Direito, Argumentação e Inovação; Inovação e Direitos Humanos e Inovação.

Mestrado e Doutorado em Modelagem Computacional
Vagas: até 15 para mestrado e 10 para doutorado
Linhas de pesquisa: Métodos Computacionais Aplicados e Sistemas Computacionais Aplicados

Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas
Linhas de pesquisa: Comportamento e Biologia Animal
Vagas: 20 mestrado e 12 para o de doutorado.

Mestrado e Doutorado em Química
Vagas: até 22 vagas para Mestrado e 14 para o Doutorado
Linhas de pesquisa do Mestrado: Físico-Química (oito vagas); Química Analítica (duas vagas); Química Inorgânica (quatro vagas); Química Orgânica (cinco vagas); e Educação em Química (três vagas).
Linhas de pesquisa do Doutorado: diferentes sub-áreas da Química (Físico-Química, Analítica, Orgânica, Inorgânica e Educação em Química).
Leia o edital do Mestrado aqui e do Doutorado aqui.