pism_2016

Provas serão realizadas nos dias 17 de 18 de janeiro

Os candidatos inscritos no módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já podem conhecer o tamanho da concorrência na disputa pelas vagas oferecidas este ano. A lista completa com a relação de candidatos por vaga em todos os cursos e grupos está disponível no site da Coordenação Geral dos Processos Seletivos.

Neste ano, como no ano passado, o curso de Psicologia ficou com a maior relação candidato/vaga nos Grupos B e E, com 30 e 16 inscritos por vaga, respectivamente. No Grupo A, Fisioterapia é o mais disputado, com 13,5. Medicina é o mais concorrido no Grupo C, com 13,81 candidatos por vaga, e Engenharia Civil, no D, com 8,25 candidatos para cada vaga disponibilizada.

Em números absolutos, abrangendo todos os grupos, o curso de Medicina foi o mais procurado da Universidade, com um total de 512 candidatos para as 54 vagas ofertadas no campi Juiz de Fora – uma média de 9,48 candidatos por vaga. A maior concorrência, quando somados todos os grupos, é pelo curso de Psicologia, que tem 156 inscritos para 15 vagas.

O coordenador geral de Processos Seletivos da UFJF, Edson Faria, ressalta que, analisando os números do Pism nos anos anteriores, “as médias acima de 8 podem ser consideradas bastante altas, já que, normalmente, apenas cursos considerados mais tradicionais as alcançam.”

Campus GV
No campus de Governador Valadares, dentre os dez cursos oferecidos pela UFJF, o de Medicina foi o que obteve a maior concorrência em todos os cinco grupos disponíveis, sendo que, no C, a concorrência chega a 15,67 candidatos/vaga – o maior número de todo o campus. O curso de Direito foi o segundo mais procurado, com 5,4 candidatos/vaga, no Grupo C.

Calendário
Todos os candidatos inscritos devem retirar, no dia 8 de janeiro, o comprovante definitivo de inscrição, no site do Pism. As provas acontecem nos dias 17 e 18 do mesmo mês.

Este é o ano com o maior número de inscritos da história do Pism – 23.892 candidatos, um crescimento de 7% na comparação com o ano anterior – quando 22.300 se inscreveram. Estão sendo ofertadas 1.161 vagas em 59 cursos no campus de Juiz de Fora e outras 250 em dez opções de graduação em Governador Valadares, o que corresponde a 30% do total de vagas oferecidas pela Universidade. As demais são preenchidas por meio do Vestibular e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando as notas do Enem.

Vestibular
Também foi divulgada a concorrência relativa aos cursos disputados por meio do Vestibular 2016. Arquitetura e Urbanismo obteve o maior número de candidatos por vaga desta edição, tanto por grupos quanto em números absolutos, com uma média geral de 4,5.

candidatovagapismIII_2016_JF

candidatovagapismIII_2016_GV

candidatovagavest_2016

Outras informações: (32) 2102-3755 (Coordenação Geral de Processos Seletivos)