Estão abertas as inscrições para o Programa de Formação Empreendedora do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O programa é voltado para estudantes, professores e inventores independentes que tenham ideias inovadoras e projetos que se enquadrem no conceito de Base Tecnológica. Os interessados podem garantir suas vagas até o próximo dia 27 ou enquanto não forem preenchidas as 25 ofertadas nesta edição.

Segundo o responsável pela Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do Critt, Leonardo Frossard, a ideia é fornecer bases sólidas para que potenciais empreendedores transformem suas propostas em reais empreendimentos, incentivando, ainda, uma experiência de incubação mais proveitosa. “Vamos passar todo o conhecimento necessário para que os participantes construam um plano de negócios bem estruturado e possam começar, de fato, a empreender.”

O processo contará com duas etapas: a primeira é a aplicação de um curso, que terá como objetivo qualificar os participantes nos temas Empreendedorismo e Inovação, e prepará-los para a elaboração do Plano de Negócios. Este estágio terá duração de dois meses, com carga horária de 20 horas/aula, às quartas-feiras, das 16h às 18h, na sede do Critt, na 4ª plataforma do Setor Tecnológico da UFJF, no campus de Juiz de Fora.

Ao final do curso, o Critt comporá uma Comissão Examinadora para selecionar os cinco melhores projetos que participarão da segunda etapa e receberão apoio da Incubadora na elaboração do Plano de Negócios, requisito para o ingresso no processo de incubação. A previsão é de que as atividades do programa sejam iniciadas em 9 de dezembro e finalizadas em março de 2016. Os interessados podem se inscrever no site do Critt e a participação é gratuita.

Base Tecnológica

O Critt é um órgão institucional da UFJF, voltado para a transferência de tecnologias e soluções inovadoras desenvolvidas no âmbito acadêmico, contribuindo para o aumento da competitividade do país. Atua junto a empreendedores e a empresas que buscam assessoria para o desenvolvimento de novos produtos ou aperfeiçoamento de processos de produção em diferentes áreas, difundindo a aplicação de novos conceitos, métodos e tecnologias de gestão, estimulando, ainda, sua utilização.

Valorizando os empreendimentos de Base Tecnológica – atividade produtiva fundamentada no desenvolvimento de novos produtos ou processos, baseada na aplicação sistemática de conhecimentos científicos e tecnológicos e utilização de técnicas avançadas ou pioneiras – o Critt vem se firmando como agente de fomento ao crescimento econômico regional, capaz de promover o progresso social e a difusão de tecnologias limpas, privilegiando, assim, a proteção ao meio ambiente e o respeito à natureza.

Saiba mais sobre o Programa de Formação Empreendedora

Outras informações: (32) 2102-3435 ramal 226/257 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt-UFJF)

ibt.critt@ufjf.edu.br