Quadro interativo química - Centro de Ciências Foto Stefânia Sangi

Quadro interativo de Química no Centro de Ciências (Foto: Stefânia Sangi)

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará a 4ª Jornada de Divulgação Científica, evento responsável por expandir os horizontes da ciência para estudantes de ensino médio. As inscrições são gratuitas e seguem até a abertura da jornada, que acontecerá entre os próximos dias 23 e 27, no Centro de Ciências, localizado nas dependências do Colégio de Aplicação João XXIII.

A temática do evento é vinculada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano celebrou o Ano Internacional da Luz. Segundo o organizador do evento, Eloi Teixera César, o grande objetivo é continuar promovendo entre os públicos não especializados os debates sobre a ciência. “Espero trazer as pessoas para dentro da Universidade, demonstrando que conhecimento é acessível e não é restrito aos grandes pesquisadores.” Para ele, o estímulo deve atingir, principalmente, aqueles que se interessam pela carreira científica.

Luz, ciência e vida

Este ano, o tema será debatido de forma mais lúdica: abordando a luz na ciência e seu impacto direto em vários aspectos e desenvolvimentos da vida. A linha proposta pela organização da jornada debaterá aspectos da astronomia e passará pelos conceitos físicos da luz na própria natureza. No primeiro dia do evento, haverá a tentativa de observação da lua por meio dos equipamentos do planetário da Universidade.

Programação

Segundo Teixeira, a organização do evento deve lançar um livro, no início de dezembro, reunindo artigos das edições anteriores. Dessa forma, aqueles que se interessarem em se aprofundar sobre o que foi debatido nas Jornadas de Divulgação Científica dos últimos anos poderão ter acesso a todo o material difundido durante os eventos. “Esperamos que esta prática se torne tradicional a partir de agora.”

Este ano serão 30 vagas para cada palestra. Os participantes receberão certificados de participação e as inscrições para alunos, professores e interessados devem ser feitas pelos  telefones 3229-7606 ou 3229-5923.

O Colégio de Aplicação João XXIII fica localizado na Rua Visconde de Mauá 300, Bairro Santa Helena

Confira a programação completa da 4ª Jornada de Divulgação Científica

Outras informações: (32) 3229-7606 (Centro de Ciências da UFJF)

centrodeciencias@ufjf.edu.br