26º-festival-internacional-de-música-colonial-logo-1024x465O 26º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga começa neste final de semana o 26º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Entre os dias 1º e 8 de novembro, Juiz de Fora se torna a capital da música erudita no país.  Ao todo, o público desfrutará de 13 apresentações musicais, oito concertos noturnos e seis concertos diurnos, além de palestras e oficinas.

A abertura do festival fica por conta da Orquestra Barroca do Amazonas (OBA) que se apresenta n domingo, dia 1º, às 20h, no Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora.  A OBA, como é chamada a orquestra, é conhecida pela exímia interpretação do repertório luso-brasileiro do século XVIII, além de executar com maestria obras de compositores europeus que influenciaram a estética musical de época no Brasil. Criada em 2009 por professores e alunos da Universidade do Estado do Amazonas, é primeira vez que OBA vem ao Festival. Atualmente, o grupo percorre o país em turnê do projeto Ópera Brasil Colonial, com repertório inédito de árias do século XVIII.

Além do Cine-Theatro Central, os concertos noturnos acontecerão no Teatro Pró-Música, nas igrejas do Rosário e São Sebastião e na Capela do Colégio Academia.  A opção por locais menores é em razão da grande presença de grupos de câmara neste festival. O gênero demanda recintos fechados, nos quais a audição das peças aconteça de modo mais adequado, tal como ocorria nos séculos XVI e XVII, período no qual se deu o barroco.

Somando-se aos concertos noturnos, o Coro Acadêmico da UFJF, projeto do Departamento de Música do Instituto de Artes e Design (IAD), realizará apresentações em vários espaços da cidade durante o dia. As escadarias do Cine-Theatro Central (dia 31, às 12h); o Shopping Independência (dia 1º, às 13h); o Shopping Santa Cruz (dia 6, às 12h); o Parque Halfeld (dia 7, às 12h); e o Centro de Vivência do Campus (dia 8, às 10h) são os locais marcados para receber as apresentações.

Todos os concertos e as palestras do festival são gratuitos e abertos ao público. Ingressos para as apresentações serão distribuídos nos locais de concerto uma hora antes das apresentações, e no Teatro Pró-Música durante o dia.

Confira a programação completa do 26º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

Outras informações:  (32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura-UFJF )