A VIII Jornada de Estudos Clássicos, promovida pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), será realizada na próxima quinta-feira, dia 29. Aberto ao público, o evento acontecerá às 18h30, no auditório da Faculdade de Letras, tendo como convidado o professor doutor J. Marks.

A palestra, ministrada pelo convidado, será “The Translator as Savior or Destroyer”, mostrando a relação entre deuses e homens na Odisseia, abordando os temas da tradução e da transmissão de textos antigos até os dias de hoje. J. Marks ministrará a palestra em inglês, sendo projetada simultaneamente a tradução para o português.

Para o professor da Faculdade de Letras Gustavo Frade, ter um palestrante de outra universidade sempre proporciona enriquecimento da experiência dos alunos e interessados. “Isto porque são apresentadas outras vozes e novas abordagens sobre assuntos familiares ou, ainda, o participante pode ter ampliado sua perspectiva com novos assuntos e novas ideias. Ter um convidado estrangeiro é uma oportunidade de intercâmbio entre o que se pensa em diferentes centros de pesquisa com diferentes tradições acadêmicas.”

As jornadas

As Jornadas de Estudos Clássicos, realizadas sempre com a presença de um pesquisador convidado, seja do Brasil ou do exterior, possuem os formatos de conferência, minicursos e seminários de pesquisa relacionados à antiguidade grega e latina. Na edição deste ano, a conferência de J. Marks é o destaque. O professor trará “The Translator as Savior or Destroyer” a relação entre deuses e homens na Odisseia, abordando os temas da tradução e da transmissão de textos antigos até os dias de hoje.

Outras informações: (32) 2102-3150 (Faculdade de Letras-UFJF)