Com a confirmação da seleção, Universidade garante investimentos na ordem de pelo menos $ 5,4 milhões no ano.

O preenchimento do questionário é obrigatório e deve ser respondido até 22 de novembro (Foto: Arquivo/UFJF)

Os estudantes que estão concluindo seus cursos devem ficar atentos ao Questionário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2015) que deve ser respondido a partir desta quarta-feira, dia 21, até 22 de novembro. O preenchimento é obrigatório, e é por meio dele que os participantes consultam informações sobre o local da prova e têm acesso ao Cartão de Informação do Estudante.

O Questionário do Estudante é um importante instrumento de coleta de informações. São os resultados dele que possibilitam a elaboração do perfil socioeconômico dos alunos e, ainda, a construção de políticas de educação superior relacionadas aos processos formativos em nível de graduação.

O Enade 2015 avaliará estudantes de Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Design; Jornalismo; Psicologia; Publicidade; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Teologia; e Turismo. O diretor de Avaliação Institucional da UFJF, Vanderli Fava, lembra que todos devem estar atentos às datas. “Cada coordenador deve contatar todos os concluintes do seu curso e comunicá-lo novamente sobre o calendário”. Fava ressalta que, neste ano, o preenchimento do questionário é um pré-requisito para a obtenção do grau de bacharel, ou seja, só cola grau quem tiver cumprido esta etapa.

As provas serão aplicadas no dia 22 de novembro e devem participar os alunos que iniciaram a graduação em 2015 ou concluem até o segundo semestre de 2016. O exame tem por objetivo verificar as competências desenvolvidas pelos estudantes de um curso em comparação com outros da mesma área. A prova é, atualmente, a principal fonte de avaliação dos cursos de graduação do país, determinando o conceito dos cursos e uma parcela da avaliação final da instituição.

Em 2012, último ano em que esses cursos foram avaliados, os de Administração, Direito e Jornalismo da UFJF obtiveram conceito 5, o mais possível do Enade, o que os colocou entre os dez melhores do país em suas respectivas áreas. Psicologia e Economia receberam nota 4; e o curso de Turismo ficou com 3. Os demais cursos da UFJF presentes na lista desse ano não participaram da avaliação em 2012.

O bom desempenho no Enade vai além da boa reputação do curso e da instituição. A participação em alguns convênios, por exemplo, fica condicionada ao bom desempenho no Enade. Além disso, o baixo desempenho pode significar o fechamento do curso.