O campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares teve aprovada, pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), a associação ao Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), nível de Mestrado e Doutorado da Capes.

Para o reitor da UFJF, Julio Chebli, a aprovação tem “um simbolismo muito grande pois reflete a qualidade do corpo docente em Governador Valadares e aponta para o início de importantes avanços – que certamente virão – no sentido de reforçar a qualidade da produção acadêmica e científica no nosso Campus de GV. Parabenizamos os docentes envolvidos neste trabalho e acreditamos que outras oportunidades se abrirão, oferecendo alternativas importantes de qualificação e crescimento profissional para a região.”

Já o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Lyderson Facio Viccini, destaca a importância da oferta de programas de pós-graduação para o fortalecimento da cultura de pesquisa no campus de GV. “Também é uma rica oportunidade para ampliar parcerias, trocar experiências e captar recursos, contribuindo para a atração não só de novos alunos como também de docentes.”

O PMBqBM proporciona a interação entre pesquisadores de instituições públicas, nas quais a implantação de programas independentes ainda não é possível, e pesquisadores de programas de Pós-Graduação já consolidados. Para a professora adjunta da área da Saúde Cibele Velloso Rodrigues, o programa proporcionará a consolidação de grupos de pesquisa já existentes e estimulará a criação de novos grupos. “Atualmente, o campus possui pesquisadores qualificados, com potencial para pesquisa, inovação e produção científica de ponta, que contribuirão de maneira expressiva para qualificar recursos humanos na região Leste de Minas Gerais, minimizando o deslocamento de discentes para outras regiões ou estados do Brasil em busca de formação profissional. Vale ressaltar que a implantação de uma pós-graduação aumentará a captação de recursos financeiros junto às agências de fomento e às empresas, permitindo investimentos em bens de capital para melhoria da infraestrutura dos laboratórios de pesquisa.”

O diretor administrativo do campus de Governador Valadares, Peterson Andrade, parabenizou a todos os professores que apoiaram a proposta e ressaltou que esta conquista “é um indicador da qualidade do corpo docente”. Atualmente, sete professores estão credenciados para orientar estudantes de mestrado e doutorado: Ângelo Marcio Denadai, Cibele Velloso Rodrigues, Jeferson Gomes da Silva, Karen Luise Lang, Lúcia Fraga, Pâmela Souza Almeida Silva e Sandra Bertelli Ribeiro de Castro.

O edital de seleção de discentes para o ano de 2016 será divulgado em breve e a previsão é de sete vagas para o mestrado e duas para o doutorado. No processo seletivo haverá prova de conhecimento nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular (eliminatória); prova de suficiência na língua inglesa (eliminatória) ou certificado de proficiência em inglês; análise do histórico escolar e do currículo (classificatória). No caso dos candidatos ao doutorado, haverá também prova de arguição sobre o projeto de pesquisa (eliminatória). Os detalhes das respectivas provas a serem aplicadas em Governador Valadares constarão no edital que será divulgado na página UFJF/Campus GVO candidato aprovado deverá ter dedicação integral ao curso. No entanto, não há garantia de bolsa para todos os aprovados.

Outras informações podem ser obtidas na página do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) ou pelo e-mail posgradbqbm.gv@gmail.com.