(Foto: Divulgação)

Os dez melhores colocados na seleção receberam, cada, uma bolsa de estudos no valor de R$ 5 mil (Foto: Divulgação)

Já está rumo à Dinamarca a primeira turma de 15 intercambistas do Programa de Intercâmbio Internacional do Colégio de Aplicação João XXIII. O convênio é fruto de acordo firmado entre a UFJF e o colégio dinamarquês Mariagerfjorg Gymnasium, através da Diretoria de Relações Internacionais (UFJF | Internacional). O projeto é o primeiro que permite o intercâmbio entre estudantes de ensino médio dos dois países. Os dez melhores colocados na seleção receberam, cada, uma bolsa de estudos no valor de R$ 5 mil.

Os brasileiros chegarão ao seu destino, a pequena cidade de Hobro, na segunda-feira, 27, acompanhados pelos professores José Luiz Lacerda, diretor de ensino do CA João XXIII e Vera Krepper, que dá aulas de inglês na escola. Ali vão passar 21 dias estudando entre colegas dinamarqueses e realizando programas culturais. “Houve um movimento muito grande no colégio em função da viagem, que mexeu no imaginário da escola”, observa Lacerda. Para o diretor, o intercâmbio valoriza o bom aluno e cria o compromisso com a língua inglesa e a dedicação nos estudos. “O projeto viabilizou a ida de qualquer estudante, o que gerou uma grande motivação por parte dos alunos a melhorarem ainda mais seu desempenho”, afirma.

Também foi grande o interesse pelo Brasil no Mariagerfjorg Gymnasium –  mais de 200 alunos se inscreveram para realizar a mesma experiência no CA João XXIII, de um total de 700 que estudam no colégio dinamarquês. No segundo semestre, cerca de 20 alunos de Hobro desembarcam em Juiz de Fora para 21 dias de estudos.

“Trata-se de um modelo de intercâmbio inédito que denota o ensino de excelência do Colégio de Aplicação João XXIII e o investimento crescente da UFJF em oportunidades internacionais. Oferecer intercâmbio desde o ensino médio é privilégio das melhores instituições do mundo, que preparam seus alunos para a maturidade desde a adolescência”, explica a Diretora de Relações Internacionais, Rossana Melo.

Matheus de Souza, 17 anos, faz parte do grupo e destaca a oportunidade de conhecer novas culturas. “Vai ser importante pra gente e para o colégio”, diz. Entre os pais dos alunos, a expectativa também é grande. Juliana Neves, mãe dos gêmeos Lucas e Matheus, ficou com o coração apertado, mas muito feliz pela oportunidade que os dois filhos terão: “É a primeira vez que eles viajam pra tão longe, tão distante da gente. Mas estou muito feliz pela experiência que eles irão adquirir”.

A diretora do C.A João XXIII, Andréa Vassalo, desataca a importância de ser dada aos alunos do ensino médio a mesma oportunidade que estudantes da educação superior têm. O projeto “mostra que a universidade tem um olhar sobre o colégio de aplicação muito próximo com o que se faz com as outras unidades acadêmicas”, afirma Andrea.

Orientações

Antes da partida, que aconteceu na manhã de sexta-feira, 24, os estudantes selecionados participaram de reuniões de orientação com o gerente de intercâmbio outgoing da UFJF | Internacional, Thiago Coelli. Para Coelli, “uma viagem de estudos ainda no ensino médio acelera o amadurecimento do aluno, visto que muitos estão viajando para o exterior pela primeira vez, ampliando sua visão de mundo. Isso permite que o colégio ofereça para a universidade, no futuro, estudantes que atingem nível de excelência cada vez mais precocemente.”

Para participar, os alunos precisam estar regularmente matriculados em uma das três séries do Ensino Médio do Colégio João XXIII, não ter reprovações e manter um rendimento acadêmico igual ou superior a 60. O próximo edital está previsto para o mês de outubro, com viagem em 2016.

Outras informações:

(32) 2102-3389 (Diretoria de Relações Internacionais)

(32) 3229-7602 (Colégio de Aplicação João XXIII)