sssss

Fundador do Colégio e ex-ministro da Educação, professor Murílio Hingel destacou a lembrança que os alunos carregam por toda a vida (Foto: Twin Alvarenga)

Uma noite de homenagens, lembranças e emoções. Assim foi a solenidade que marcou a comemoração pelos 50 anos do Colégio de Aplicação João XXIII, nesta terça, 14, no Museu de Artes Murilo Mendes (Mamm). Durante a cerimônia, ex-professores e funcionários receberam medalhas. Houve ainda o lançamento de selo do cinqüentenário e apresentação musical do Nosso Coral e do Coral do João, regidos pela professora Helen Barra.

Na abertura, a ex-diretora Lucy Brandão fez questão de registrar a história da fundação do Colégio, em 1965, pelo professor Murílio Hingel, bem como todo o legado para a sociedade. “Há um jeito João XXIII de ver e fazer as coisas, de ensinar aprendendo, de orientar participando, de agir com sentimento, de construir e vivenciar valores”, destacou. A também ex-diretora Maria Rinaldi abordou a diversidade em sua fala. “A vida é um colar com contas diferentes, mas que são unidas por um mesmo fio e têm um resultado incrível.”

“Há um jeito João XXIII de ver e fazer as coisas, de ensinar aprendendo, de orientar participando, de agir com sentimento, de construir e vivenciar valores”

Para o fundador Murílio Hingel, ex-ministro da Educação, presente na cerimônia, as memórias sobre o “Joãozinho”, como o Colégio é carinhosamente chamado, são marcantes. “Eu acho que a melhor lembrança que posso ter é aquela que os alunos têm do colégio. Sempre que encontram com os professores, eles agradecem o que fizeram por eles”, observou.

O João XXIII é hoje uma unidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com direito a assento no Conselho Superior e participação em todas as decisões da instituição. O vice-reitor Marcos Chein Feres ressaltou o papel importante do Colégio na melhoria da educação e explicou que “a universidade precisa do João XXIII como fortaleza e também como sinônimo de esperança”.

A diretora Andréa Vassalo comentou algumas das metas que o João XXIII espera alcançar em breve, como a escola em tempo integral e novos espaços físicos. Ela também exaltou a qualificação do atual quadro de servidores do colégio, reafirmando o compromisso da instituição. “O sonho impulsiona o crescimento, e a utopia nos faz crescer. Basta olhar para o colégio hoje e ver como ele se transformou em meio século. Neste ano, celebramos o passado, mas também o futuro.”

Um dos muitos momentos especiais da solenidade foi o lançamento do selo comemorativo do cinquentenário e também do cartão postal especial. A obliteração foi conduzida pelo gerente regional de vendas dos Correios da Zona da Mata, José Luciano Borges. O selo traz a coruja, que acompanha historicamente o colégio e também remete ao tripé institucional: ensino, pesquisa e extensão. Já o cartão postal é composto por cinco fotos do colégio.