a

Lênio Mota, professor aposentado da Faculdade de Direito, é especialista em Ética e Filosofia Jurídica (Foto: Twin Alvarenga)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conta, há cerca de um mês, com um novo ouvidor, o ex-professor da Faculdade de Direito, Lênio de Paula Mota. “O título de ouvidor carrega um grande peso, e muitos ficam inibidos diante dessa figura, mas, na verdade, ele é o elo entre a administração e a comunidade interna e os cidadãos em geral”. A intenção dele é tentar aproximar o trabalho da ouvidoria das unidades acadêmicas e administrativas fazendo visitas a diretores, chefes de setor e funcionários. “Se vou até o local de trabalho, acho que consigo quebrar o gelo. A ouvidoria não precisa ser a última instância de resolução de um problema.”

O setor também tem novo horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. A sala da ouvidoria fica localizada na Reitoria, no corredor dos gabinetes dos pró-reitores. É possível entrar em contato também por email ouvidoria@ufjf.edu.br ou pelo telefone (32) 2102-3380.

A ouvidoria trabalha com grande autonomia, e representa uma segunda instância para apresentação de críticas, reclamações, denúncias, sugestões ou elogios sobre assuntos anteriormente demandados. O setor é responsável por acompanhar, de maneira imparcial, as questões apresentadas pela comunidade, prestando informações precisas, seguras e confiáveis com objetivo de minimizar eventuais conflitos, contribuindo para a melhoria da comunicação e dos processos internos.

Trajetória

Professor aposentado da Faculdade de Direito, Lênio de Paula Mota tem especialização em Ética e Filosofia Política. Foi chefe do Departamento de Deontol