É possível visualizar em tempo real opinião dos usuários (Foto: Twin Alvarenga)

A caixa de sugestões do Restaurante Universitário (RU) aos poucos vem sendo substituída por uma forma de contato mais imediata. Hoje os alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm em suas mãos uma nova possibilidade de opinar sobre a qualidade da comida e conhecer a avaliação dos demais usuários em tempo real através do RUapp. O aplicativo criado por dois alunos da instituição está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

A ideia surgiu do estudante Hugo Biccas Valente, aluno do 10º período de Engenharia Elétrica, que desenvolveu o projeto com o amigo João Tito Almeida Vianna, mestrando do curso. Hugo decidiu criar a plataforma depois de uma ida ao RU em que a comida não o agradou. “Pensei que deveria haver um modo de saber como está a comida antes de ir até lá”, afirmou.

O aplicativo surgiu em agosto de 2013 e desde então vem aumentando sua presença  entre os alunos. Para João Tito, a colaboração e apoio da Universidade têm sido fundamentais para a ampliação do serviço. “É uma forma de ajudar os alunos e o RU. Aos poucos vamos nos adaptando às demandas também do restaurante”, ressalta.

Para a coordenadora do RU, Mariza Pires Dessupoio, o aplicativo cria uma grande possibilidade de melhoria. “A opinião dos alunos é muito importante e agora o acesso a elas ficou mais rápido e fácil”. Sobre os números, Mariza afirma que os dados serão transformados em atitudes, como por exemplo montar o cardápio de uma maneira que acompanhe aprovação e rejeição de pratos, pensando em novas possibilidades. O coordenação tem acesso a uma versão gerencial, que mostra os resultados e o histórico das votações.

Mariza Pires Dessupoio

Funcionamento

O RUapp apresenta uma sequência de telas e perguntas para chegar a opinião dos alunos. No início, o usuário é perguntado sobre a visão geral que teve da comida, opinando entre muito bom, bom, ruim ou muito ruim. Depois de marcar se o almoço foi no RU centro ou campus, são apresentados os itens do cardápio, para informar qual o principal motivo do seu voto. Os resultados são apresentados no aplicativo e agora também em monitores instalados nas entradas do RU.

Os resultados são apresentados no aplicativo e agora também em monitores instalados nas entradas do RU (Foto: Twin Alvarenga)

Resultados são apresentados no aplicativo e agora também em monitores instalados nas entradas do RU (Foto: Twin Alvarenga)

Para o aluno do 4º período de Arquitetura e Urbanismo Taian Raphael Oliveira Martins o aplicativo tem sido muito útil. “Achei o app muito bom. Todo dia entro para ver o cardápio, ver se a comida está legal e ver a opinião das pessoas antes de colocar no meu prato. Acho que os gráficos podem melhorar, mas a ideia é fantástica”.

Arthur Veloso, 3º período da Faculdade de Comunicação tem o aplicativo há um ano e acompanhou o crescimento. “O RUapp me ajuda muito. A possibilidade de saber a opinião das pessoas antes de ir para o RU é muito interessante. É uma oportunidade de formalizar a crítica e o que se falava no boca a boca.”

Os criadores do aplicativo tem a meta de 500 votos diariamente, o que significa 10% do total de refeições servidas diariamente pelos restaurantes. Hoje a média de votos diários é de 150. De acordo com Hugo Valente, historicamente a maioria das avaliações é positiva.

Futuro: RUapp 2.0

Os criadores já pensam em diversas melhorias para o aplicativo para curto prazo. Os resultados deverão ser apresentados em mais monitores nos restaurantes e tablets ficarão disponíveis para votação. A identidade visual será aprimorada e os usuários deverão justificar sua avaliação, tornando-a mais objetiva. As propostas devem ser colocadas em funcionamento em três meses.

Atualmente o RUapp tem 900 usuários no Android e 300 no iOS. Os usuários de Android já podem atualizar o aplicativo, ajustado para evitar erros que foram detectados na versão anterior. Os criadores já trabalham em uma versão para Windows Phone, mas sem previsão de lançamento.

Outras informações: